Mercado de Flores da Ceasa recebe visita

Nesta quinta-feira, 28 de maio, grupos de produtores, pesquisadores e alunos de universidades de varias regiões do Brasil visitaram o Mercado de Flores da Centrais de Abastecimento de Campinas (Ceasa). A comitiva vivenciou o ritmo de comercialização do mercado.
 
Os interessados conheceram de perto a rotina e o funcionamento do espaço; Além de vivenciarem a rotina de comercialização nos boxes. Excursionaram pelo recinto e conheceram a vasta opção de flores e plantas ornamentais.
 
Segundo a gerente do departamento do Mercado de Flores, Ana Rita Pires Stenico, a Ceasa é uma opção de qualidade e variedade para quem quer vender e comprar. “É fundamental que eles tenham entendam e saibam como funciona o sistema de comercialização, o mercado de flores e a dinâmica da empresa. A Ceasa não é apenas um mercado de comercialização. Aqui funciona um dos maiores mercados de flores e plantas ornamentais da América Latina. É responsável pela distribuição de 40% das flores e plantas ornamentais do setor atacadista do país”, esclarece.
O colecionador de orquídeas, Carlos Brondani, de Erechim, Rio Grande do Sul, também ficou surpreso com as opções oferecidas pelo mercado de flores. “Como sou colecionador de orquídeas quis conhecer o Mercado de Flores da Ceasa. Viemos atrás de variedades novas. Moro em Erechim, procuro uma variedade que se adapte bem ao clima frio, como a paphiopedilum, mais conhecida como ‘sapatinho’,” explicou.
 
Para Renato Piquetti Louro, comerciante de flores de São José do Rio Preto, a vinda para Campinas representa o contato com novidades. “Encontro espécies novas e diferentes de orquídeas; nem em São Paulo acho tanta novidade”, comentou.
 
Sobre o Mercado de Flores
Na Ceasa Campinas funciona o maior Mercado Permanente de Flores e Plantas Ornamentais da América Latina. É responsável pela distribuição de 40% das flores e plantas ornamentais do setor atacadista do país.
São 100 mil m2 com infraestrutura completa: plataformas de carga e descarga cobertas, depósitos, câmara fria, estacionamento para carros e caminhões, auditório, acesso gratuito à internet e serviços de apoio.
O Mercado movimenta uma média de 6 mil toneladas por mês, em torno de R$ 10 milhões mensais. Tem mais de 11 mil clientes cadastrados como paisagistas, arquitetos, hotéis, decoradores, empresários, supermercados, floriculturas, etc.
Recebe mais de 30 mil pessoas por mês abastecendo as 5 regiões do País. É completa: conta com mais de 20 mil itens de flores cortadas e em vasos; plantas ornamentais, forrações, mudas diversas e frutíferas, além de outros 5 mil produtos de acessórios para decoração, eventos, paisagismo e acabamento de arranjos e cestas.