Mercado de Flores recebe produtoras do cerrado mineiro

Um grupo de oito produtoras rurais da região de Diamantina (MG) participou de uma visita técnica no Mercado de Flores da Centrais de Abastecimento de Campinas (Ceasa), no dia 14 de novembro. A atividade foi organizada pelo Sebrae Minas que desenvolve um projeto de extrativismo sustentável com duas comunidades agrícolas da região mineira.
“O objetivo da missão é apresentar a região de Campinas como um modelo de excelência em produção, promoção e comercialização de flores e seus produtos”, explicou a consultora do Sebrae, Valéria Ayres que acompanhou o grupo.
Ela contou que a maioria das comunidades tem mulheres à frente dos negócios que recebem orientações sobre gestão e extração sustentável (sem prejudicar o meio ambiente) de plantas do cerrado para produção de mudas.
“São variedades pouco conhecidas ainda como as sempre vivas e a begônia do cerrado”, explicou. Elas têm a intenção de difundir cada vez mais estas espécies do cerrado a exemplo do que aconteceu há alguns anos com as plantas tropicais que passaram a ter uma produção maior e ser mais valorizadas.