Natal chegando, é hora de planejar a ceia!

Parece que foi ontem, mas o Natal já está aí e agora é hora de organizar os preparativos para a grande festa. Para manter a tradição, não podemos deixar de lado aquela mesa farta, tipicamente natalina e principalmente com alimentação saudável. E com o calor que tem feito nessa época do ano, as frutas, os legume e verduras da estação são ótimas pedidas. Além de deixar a mesa mais harmoniosa, são saborosas, hidratam, previnem doenças, são ricas em nutrientes, entre tantos outros benefícios. E para deixar sua ceia ainda mais especial, a Central tem os melhores produtos para o período e com preços competitivos.

De acordo com o coordenador de mercado de hortifrutigranjeiros da Central, Marcio Lima, a probabilidade de aumento de oferta de produtos para dezembro decorrente das festas, é em média de 10% maior em relação aos meses anteriores de 2015. Abacaxi, ameixa, figo, manga, melancia, melão, nectarina, pêssego e uva, principalmente a niágara, estão entre as mais procuradas no período. “Nossas vendas cresceram 9,65%. Ataualmente nos preparamos para um aumento médio de 20% se comparado ao mesmo período de 2014, 10% de incremento no ano de 2015 e outros 10% de aumento de oferta em relação ao ano passado”, conta ele.

Cerca de 55 mil toneladas (55 milhões de quilos) é a previsão total de FLV,  metade desta quantidade equivale a comercialização de frutas nacionais, 3 a 4% da totalidade é para as importadas, 25% para o grupo das hortaliças (raízes – tubérculos –bulbos e rizomas) 18% para o grupo das hortaliças legumes e 3 a 4% as hortaliças folhosas.

Com os preços dos importados mais caros este ano, as frutas nacionais devem compor as ceias de fim de ano e deixar a mesa dos brasileiros ainda mais colorida.

Segundo a nutricionista e gerente do departamento de Alimentação Escolar da Ceasa de Campinas, Julia Amorim, a Organização Mundial da Saúde recomenda o consumo de 3 a 5 porções de frutas por dia, um total de aproximadamente de 100 quilos por ano, por pessoa.