Nova azaléia e produtos de Natal movimentam o Mercado de Flores

Procura chega a dobrar pelos tradicionais pinheiros e bicos-de-papagaio. Este ano uma nova variedade de azaléia desenvolvida por cinco anos especialmente para o Natal é a aposta para a data.

Os preparativos para as festas de final de ano movimentam o Mercado Permanente de Flores e Plantas Ornamentais da Centrais de Abastecimento de Campinas (Ceasa). A maior procura é pelos tradicionais pinheiros para árvores de Natal, as poinsétias - mais conhecidas por bico-de-papagaio - e diversos artigos para decoração. Este ano o Mercado também vai ofertar uma nova variedade de azaléia, a Sachen, que promete fazer sucesso neste período.

Segundo a gerente Ana Rita Pires Stenico, o pinheiro, também chamado de tuia, é comercializado o ano todo para projetos paisagísticos, mas entre novembro e dezembro a oferta dobra. "Entre 2006 e 2008 vimos crescer 20% o volume de tuias ofertadas no Mercado. Este ano a expectativa é um aumento de 10% na oferta do produto em relação ao ano passado. Em 2008, foram comercializados aproximadamente 50 mil tuias de vários tamanhos", conta Ana Rita. As tuias são encontradas no Mercado de Flores da Ceasa em tamanhos que vão de 80 centímetros até cinco metros de altura. Algumas demandam até cinco anos de trabalho entre poda, adubação e outros cuidados para atingir portes maiores.

Poinsétia, flores  vermelhas e acessórios

Outra planta muito procurada para a data, conforme a gerente, é a poinsétia uma das mais tradicionais para enfeites e decoração de Natal, principalmente nas cores vermelha e branca. "Em 2008 comercializamos 210 mil vasos de bico-de-papagaio entre novembro e dezembro, quando a oferta dobra em relação a outras épocas. Há um aumento geral por flores na cor vermelha como begônias e antúrios", explica ela.

Conforme Ana Rita, as flores coloridas da poinsétia na verdade são bractéas, ou seja, folhas modificadas que assumem colorações e formas semelhantes às pétalas. A produção profissional da planta consegue deixar as folhas coloridas o ano todo graças à tecnologia de estufas e sombreamento.

No setor de acessórios do Mercado é grande a variedade de artigos para decoração com temas referentes ao Natal e Ano Novo como bolas, papéis, cestas, bonecos, armações em ferro e cipó, sinos, etc. "Além destas datas, o período tem muitos eventos, confraternizações, casamentos e uma maior volume de presentes que ampliam a demanda por estes produtos", esclarece Ana Rita.

 

Azaléia Sachen

sachennatal.JPGEste ano os clientes do Mercado da Ceasa vão poder contar com uma novidade: uma azaléia com flores brancas e borda vermelha em formato de estrela. Trata-se da variedade Sachen, de origem alemã, a Rhododendron indicum, que foi importada por uma produtora brasileira e desenvolvida especialmente para o Natal. 

 

"Na Europa ela é muito utilizada em arranjos de mesa ou decorações de ambientes internos e, também externos, com tecidos e acessórios vermelhos e dourados. Trouxemos as mudas e trabalhamos durante cinco anos nesta variedade com vários cruzamentos para adaptá-la às condições de clima do Brasil", explica a produtora Maria Adriana Liebe. A Sachen estará disponível no Mercado de Flores da Ceasa no pote de 20 centímetros de diâmetro.

 

A produtora explica que para melhor aproveitá-la é importante escolher o vaso que possuir maior quantidade de botões por abrir, pois assim ela ficará florida por mais tempo. Para sua manutenção, ela diz que é preciso manter o vaso sempre úmido, porém sem excesso de água, com regas de duas a três vezes por semana, durante o calor, e de uma a duas vezes, no frio. "Quando a planta terminar a florada, é aconselhável podá-la e se estiver bem cuidada ela voltará a florir em seu período natural, de julho a setembro", esclarece Maria Adriana. A planta, segundo ela, pode ser plantada no jardim, desde que não esteja em sol pleno, mas sim a meia-sombra ou com luz indireta.

 

Serviço

Com 100 mil metros quadrados de área útil, o Mercado de Flores da Ceasa-Campinas é o maior espaço permanente do gênero na América Latina. Conta com a oferta de mais de 20 mil tipos de flores e plantas, além de cinco mil itens de acessórios, oriundos de cerca de 50 municípios. É dividido em setores: flores e folhagens cortadas, flores e plantas em vaso, flores e plantas ornamentais para paisagismo e acessórios. É aberto para o público em geral às segundas e quintas-feiras, das 13h às 16h30 às terças, quartas e sextas-feiras, das 8h às 16h30 e aos sábados, das 8h às 13h. Os clientes cadastrados (empresas e profissionais da área) têm horário exclusivo para compras às segundas e quintas-feiras, das 6h30 às 13h. Fica à rodovia D. Pedro I, km 140,5, em Campinas/SP.