Nova espécie de flor chega á Ceasa Campinas

Para quem gosta de novidades na área de paisagismo, jardinagem e decoração, o Mercado Permanente de Flores e Plantas Ornamentais da Centrais de Abastecimento de Campinas (Ceasa) conta com um produto inédito. Trata-se do primeiro lote de Mussaenda Dourada Dobrada, uma espécie ornamental, nativa de regiões da África e Ásia.

“As mussaendas são fáceis de identificar mesmo à distância, pois os arbustos ficam totalmente cobertos de flores brancas, rosas e vermelhas. São bastante sensíveis a clima frio. Temperaturas em seis e sete graus podem queimá-las com queda total da folhagem”, explica o produtor e permissionário da Ceasa, Luis Bacher.

Ainda segundo Luiz, as flores, são pequenas e em formato de estrelas com cinco pontas e quase que imperceptíveis. “Nas variedades simples cada florzinha é acompanhada de uma bráctea, já nas dobradas pode haver até cinco brácteas por flor”, comentou.

A floração da Mussaenda Dourada Dobrada entre outubro e novembro prolongando-se até maio/junho quando chega o inverno. “Durante os meses mais quentes e úmidos do ano desenvolvem-se vigorosamente e florescem abundantemente proporcionando um espetáculo sem igual, tanto pelas cores como pela quantidade de flores”, ressalta Bacher. 

“Uma das mussaendas dobradas que iniciamos a propagação comercial mais recentemente é a que chamamos de Dourada Dobrada cuja floração é bastante diferente das mais conhecidas, suas brácteas apresentam uma mistura de cores que vai do salmão, laranja ao amarelo. Essa mistura de cores dá um tom dourado à floração. O tamanho desse arbusto é bastante parecido ao dos outros cultivares, fica em torno de 2 a 3 metros”, explica o produtor.

O lançamento das primeiras mudas trazidas para o Brasil com a finalidade de comercialização aconteceu na Ceasa/Campinas. 

Sobre o Mercado de Flores

 Na Ceasa Campinas funciona o maior Mercado Permanente de Flores e Plantas Ornamentais da América Latina. É responsável pela distribuição de 40% das flores e plantas ornamentais do setor atacadista do país.

São 100 mil m2 com infraestrutura completa: plataformas de carga e descarga cobertas, depósitos, câmara fria, estacionamento para carros e caminhões, auditório, acesso gratuito à internet e serviços de apoio.

O Mercado movimenta uma média de 6 mil toneladas por mês, em torno de R$ 10 milhões mensais. Tem mais de 11 mil clientes cadastrados como paisagistas, arquitetos, hotéis, decoradores, empresários, supermercados, floriculturas, etc.

Recebe mais de 30 mil pessoas por mês abastecendo as 5 regiões do País. É completa: conta com mais de 20 mil itens de flores cortadas e em vasos; plantas ornamentais, forrações, mudas diversas e frutíferas, além de outros 5 mil produtos de acessórios para decoração, eventos, paisagismo e acabamento de arranjos e cestas.