Novo Conselho Fiscal da Ceasa reúne expoentes da área

O novo Conselho Fiscal da Centrais de Abastecimento de Campinas (Ceasa) realizou nesta quinta-feira, dia 28 de junho, sua primeira reunião. No encontro também tomou posse a empresa vencedora da licitação para prestação de serviços de auditoria contábil da Ceasa, a Maciel & Auditores Independentes.  É a primeira vez que um Conselho Fiscal da Ceasa se reúne com a empresa de auditoria.
O Conselho é formado por três membros e três suplentes, todos expoentes na área financeira. Os efetivos são o presidente do Sindicato das Empresas de Contabilidade Assessoria e Auditoria de Campinas e Região, José Homero Adabo; o diretor do Conselho Regional de Economia, Paulo César Adani e o delegado do Conselho Regional de Administração, João Batista Pereira Júnior. Os suplentes são Edison Ferreira Rodrigues, Antônio Roberto Fernandes e Ronaldo José de Lima, também membros destas instituições na sequência.
“Esta é uma oportunidade de imprimir mais confiabilidade e transparência às contas da empresa. Empresto minha experiência de 40 anos nesta função e será uma honra dar minha contribuição para este trabalho”, comentou Adabo, que vai presidir o Conselho.
O presidente da Ceasa, Sérgio Luiz Juliano, abriu a reunião lembrando que está atuando para “garantir cada vez mais lisura e clareza nos atos do poder público municipal, seguindo a orientação do prefeito Pedro Serafim”.  Ele contou que faz parte destas ações a nomeação do novo Conselho, a realização de pregões eletrônicos na Central e a primeira reunião conjunta entre o Conselho Fiscal e os auditores. “Esta reunião é importante para que possam tirar dúvidas e atuar em sintonia no acompanhamento da contabilidade da Ceasa”, completou o presidente.
A escolha da empresa de auditoria foi realizada por meio de pregão eletrônico, modelo adotado recentemente pela Central. No formato eletrônico não há nenhum contato com os interessados e durante o pregão, estas empresas são identificadas apenas por números. O contrato com a Maciel & Auditores foi fechado após análise de toda documentação da empresa que, inclusive, comprovou experiência na prestação do serviço para órgãos estaduais e federais.
No encontro os novos conselheiros e a empresa de auditoria conheceram melhor a estrutura, a história, a contabilidade e a situação tributária e fiscal da Ceasa e organizaram a rotina de trabalho. A próxima reunião do Conselho será o dia 20 de setembro quando serão analisadas as demonstrações financeiras do primeiro semestre.
Além dos três conselheiros efetivos e do suplente Ronaldo José de Lima, participaram da reunião o auditor da Maciel, Rui Leme Padilha; os diretores da Ceasa, Hélio Roberto Castro e Claudinei Barbosa; o advogado e o gerente financeiro da Central, Márcio de Oliveira Ramos e Ricardo Leopoldino, respectivamente.
Prestação de contas
A Central também colocou no ar, em maio, o Portal da Transparência. No endereço estão acessíveis os balanços contábeis desde 2004; todas as despesas da Central com contratos, fornecedores e aquisições desde 2010 com identificação de CNPJ ou CPF e o histórico de remuneração de todos os funcionários desde o ano passado.
Também foram disponibilizadas as receitas provenientes de tarifas, repasses da Prefeitura ao Programa de Alimentação Escolar e ao Banco de Alimentos e com o rateio de despesas de condomínio, além do organograma e contatos públicos da diretoria e dos conselhos fiscal e administrativo da empresa.
A criação do Portal também está em sintonia com a legislação do acesso à informação que foi recentemente regulamentada. O endereço ainda vai ampliar o volume de informações disponibilizadas progressivamente e estará sendo adequado às exigências do decreto da Prefeitura. O Portal da Transparência da Ceasa está hospedado no site www.ceasacampinas.com.br, com link na primeira página.