Nutricionistas são homenageadas na Ceasa

A alimentação é um dos mais importantes desafios dos dias atuais. Os problemas de saúde da vida moderna - que em boa parte são resultado de maus hábitos alimentares - colocam holofotes no simples e vital ato de comer.
Por isso, o Dia da Nutricionista, comemorado em 31 de agosto, ganha especial importância. Estes profissionais ajudam com pesquisas e orientações para que a população tenha uma vida mais saudável. Na Centrais de Abastecimento de Campinas (Ceasa) a categoria também é fundamental e a data foi comemorada nesta sexta-feira, dia 30 de agosto, com um café da manhã.
A atividade aconteceu na cozinha experimental do entreposto. Além de profissionais de nutrição e funcionários da Ceasa, participaram o presidente da empresa, Mário Dino Gadioli; o diretor Claudinei Barbosa e o assessor Elton Tamilheiro.
“Difundir a alimentação saudável é, hoje, uma atividade preciosa. Quase metade da população está com sobrepeso o que tem gerado um grande aumento em doenças como diabetes, hipertensão e problemas cardíacos. A Ceasa se orgulha de promover ações de incentivo ao consumo de alimentos saudáveis, frutas, verduras e legumes e de contar com um grande número de nutricionistas justamente para ajudar nesta tarefa”, contou o presidente.
Alimentação Escolar e Banco de Alimentos
Na Ceasa atuam 11 nutricionistas, 3 técnicas de nutrição e 10 estagiárias de nutrição no Departamento de Alimentação Escolar e no Banco Municipal de Alimentos. No Programa Municipal de Alimentação Escolar de Campinas são servidas mais de 230 mil refeições por dia com o cardápio, orientações e inspeções das profissionais de nutrição.
No Banco, todos os alimentos de doações que chegam passam por nutricionistas para avaliar suas condições antes de serem distribuídos para as 105 entidades atendidas pelo órgão. Tanto na Alimentação Escolar quanto no Banco de Alimentos elas também são responsáveis por diversas palestras, cursos e atividades educativas.
Estas profissionais trabalham em parceria com nutricionistas das secretarias municipais de Educação e Cidadania, Assistência e Inclusão Social.