Obras em papel machê podem ser apreciadas no Mercado de Flores da Ceasa

Esculturas em papel machê, de tamanho natural, serão expostas no Mercado de Flores da Centrais de Abastecimento de Campinas (Ceasa), a partir deste sábado, 7 de junho, e segue aberta para visitação pelos próximos sábados até o final do mês. As peças são da artista Luciane Kunde Borges, que pesquisa e trabalha com papel machê há 18 anos e foi contemplada pelo Fundo de Investimentos Culturais de Campinas (FICC), da Secretaria Municipal de Cultura.
As cinco esculturas foram elaboradas com jornal e outros tipos de papéis. “Em muitas daqui, usei papel de escritório; quis mostrar que eram de papel, por isso, a pele não foi pintada. São esculturas para ambientar espaços onde possam se misturar com as pessoas. Quero ver qual a reação das pessoas aqui da Ceasa.”, diz a artista.
Para a gerente do Mercado de Flores da Ceasa, Ana Rita Pires Stenico, a iniciativa é um incentivo á atividade cultural, fruto da gestão. “A exposição permanecerá aos sábados, até o fim de junho. É um estímulo para que os turistas visitem o Mercado, não só para conhecer a vasta opção de flores, mas também como uma opção cultural”.
Sobre a artista e o projeto
De acordo com a artista, o aprimoramento da técnica do papel machê veio com a prática, com pesquisas e, em especial para este trabalho, com influências de outros artistas, como William Kentridge e Jurga. “Comecei a fazer esculturas em papel machê por curiosidade. Inicialmente, fazia com peças pequenas. Depois, com peças grandes. Podemos fazer tudo com o papel machê”, disse.
Serviço:
Exposição de esculturas em papel machê por Luciane Kunde
Local: Mercado de Flores da Ceasa, na rodovia Dom Pedro I, km 140,5, em Campinas/SP
Entrada: gratuita.
Sobre o Mercado de Flores da Ceasa
Na Ceasa Campinas funciona o maior Mercado Permanente de Flores e Plantas Ornamentais da América Latina. É responsável pela distribuição de 40% das flores e plantas ornamentais do setor atacadista do país.
São 100 mil m2 com infraestrutura completa: plataformas de carga e descarga cobertas, depósitos, câmara fria, estacionamento para carros e caminhões, auditório, acesso gratuito à internet e serviços de apoio.
O Mercado movimenta uma média de 6 mil toneladas por mês, em torno de R$ 10 milhões mensais. Tem mais de 11 mil clientes cadastrados como paisagistas, arquitetos, hotéis, decoradores, empresários, supermercados, floriculturas, etc.
Recebe mais de 30 mil pessoas por mês abastecendo as 5 regiões do País. É completa: conta com mais de 20 mil itens de flores cortadas e em vasos; plantas ornamentais, forrações, mudas diversas e frutíferas, além de outros 5 mil produtos de acessórios para decoração, eventos, paisagismo e acabamento de arranjos e cestas.