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O coordenador do Departamento de Atacado da Ceasa-Campinas, Márcio de Lima, explica que este ano as condições climáticas foram favoráveis à produção. “Tivemos um período de regularidade de chuvas e sol, sem muitos eventos que prejudicassem o plantio como excesso de chuvas, aridez prolongada, granizo, etc. Estas condições são propícias para a produção da maioria dos hortigranjeiros e beneficiaram a oferta no mercado”, esclarece o coordenador.
Segundo ele, para que o plantio seja ideal, a temperatura durante o dia não pode variar mais que 14 graus centígrados entre a mínima e a máxima temperatura.
Demanda e saúde
O calor prolongado neste período de 2012 também favoreceu o consumo de hortaliças e o aumento da demanda por estes produtos, o que também explica este crescimento. “Quando está mais quente nosso organismo precisa de mais água, que encontramos em grande quantidade em várias frutas, e também recebemos melhor produtos frescos”, explica a nutricionista da Ceasa, Maria Helena Antonicelli.
A nutricionista lembra que existe ainda uma preocupação cada vez maior com a saúde e isso também acaba aumentando a procura pelos hortifrutis, “o que é muito bom, pois são fonte fundamental de vitaminas, minerais, fibras, enfim, substâncias que ajudam nesta tarefa”, orienta.
Segundo ela, levantamento recente do Ministério da Saúde mostra que o brasileiro está ficando mais obeso e 48,5% da população com mais de 18 anos está acima do peso adequado. “A indicação é consumir pelo menos 3 a 5 porções de frutas por dia e diminuir a ingestão de produtos industrializados. No Brasil, também ingerimos uma quantidade menor de hortaliças que o recomendado pela Organização Mundial da Saúde”, informa a nutricionista.
Dezesseis produtos se destacaram na ampliação no volume ofertado no primeiro trimestre deste ano: melão (85,2%), laranja (34,86%), vagem (37,74%), chuchu (28%), mandioca (27,69%) e o tomate (17,83%). Também tiveram ampliação na oferta: alface (17,23%), couve-flor (14,4%), abacaxi (14,32%), limão (14,18%), pepino (13%), mamão formosa (12,49%), pimentão (10,93%), berinjela (7,96%), banana (4,76%) e a maçã (0,81%).
Crescimento
O ano de 2011 também foi bom para o Mercado de Hortifrutigranjeiros da Ceasa. O Mercado teve um crescimento de 4,8% no volume total de produtos movimentados comparando com o ano anterior. Foram ofertadas no entreposto 638.372 toneladas de hortifrutigranjeiros contra 637.372, de 2010.
“Em dezembro chegamos a registrar um aumento de 9,14% em relação à quantidade comercializada no mesmo período de 2010. Crescimento econômico, boa oferta e demanda em alta ajudaram o mercado”, compara o coordenador.
Os quinze produtos que mais se destacaram naquele mês com o aumento da oferta, conforme Márcio Lima, foram: abacaxi (59,21%), melancia (48,2%), alface (46,84%), pimentão (26,93%), vagem (23,52%), batata (16,38%), limão (14,98%) e o tomate (9,85%). Também cresceram em volume ofertado a cenoura (5,09%), o chuchu (5,04%), a berinjela (3,96%), a laranja (3,69%), o mamão formosa (3,73%), a cebola (2,8%) e o melão (2,07%).