Oficina ministrada pelo Departamento de Alimentação Escolar é tema de reportagem

A Revista Qualidade e Nutrição (JBS), publicação trimestral, com tiragem de 5.000 exemplares e circulação nacional, veiculou reportagem sobre Alimentação no 1º ano de vida, que faz parte das oficinas oferecidas pelo Departamento de Alimentação Escolar, ministrada na Cozinha Experimental da Ceasa. A edição com a matéria é a número 16, página 15.
Acesse a matéria na íntegra através do link: http://www.calameo.com/read/000300620443c1cb22854
Alimentação saudável
A prioridade do Programa de Alimentação Escolar de Campinas é uma alimentação saudável. Por isso, investe muito em educação nutricional e na qualidade das refeições.
Há mais de 15 tipos de cardápio planejados por uma equipe de nutricionistas que são elaborados de acordo com o tipo de unidade e faixa etária: ensino infantil, fundamental, educação de jovens e adultos, entidade. As refeições são completas, com arroz, feijão, carne, legumes, salada, suco natural e sempre uma fruta de sobremesa.
Na alimentação escolar da cidade há produtos integrais e de pequenos produtores rurais - alguns deles orgânicos, sem uso de agrotóxicos. Não há frituras, nem produtos formulados nos menus e é servida uma grande variedade e quantidade de hortifrútis. Por meio de treinamentos e da formulação das receitas, o Programa investe no controle do uso de sal, açúcar e gordura no cardápio. O açúcar foi excluído das preparações do cardápio das crianças menores de 1 ano de idade.
Educação Nutricional
Outra preocupação é com a capacitação das profissionais para garantir a qualidade e com a educação nutricional de todos os envolvidos no Programa, inclusive os pais. As nutricionistas fazem supervisão periódica nas escolas, além de organizar e ministrar cursos na cozinha experimental da Ceasa para as mais de 900 cozinheiras do Programa.
Elas também realizam palestras de educação nutricional para pais, professores, diretores e alunos. Por exigência da Ceasa, as cozinheiras têm dois cursos de atualização e aperfeiçoamento por ano, garantidos nos contratos com as prestadoras de serviços de mão de obra.