Paisagismo Produtivo

Saber integrar produtividade à beleza em espaços verdes pode ser uma tarefa extremamente aprazível. No Brasil, o termo "Paisagismo Produtivo", apesar de recente, já é utilizado por diversos profissionais e inúmeros cursos de especialização são oferecidos.

O Paisagismo Produtivo é atualmente um recurso de planejamento urbano de visão holística. É mais que uma moda passageira, é uma necessidade de aliar o útil e o belo que se manifesta de forma criativa e despojada. O paisagismo produtivo veio para ocupar um espaço nas praças, nos quintais, nos sítios, nas varandas de apartamentos e nos nossos momentos de relaxamento e diversão.

Mexer na terra, tirar uma erva daninha e plantar, ajuda a aliviar a tensão do dia. E nada como plantar algo que podemos aproveitar na nossa alimentação, isso nos dá um prazer inigualável!

Integrar uma horta no jardim é mais fácil do que parece. O resultado vai ser fascinante, já que muitas espécies comestíveis tem um grande valor estético.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O valor estético de muitas hortaliças é surpreendente. Elas vão ajudar a decorar e criar recantos aromáticos nos jardins. A grande variedade de formas e cores das hortaliças permitem fazer lindas composições. A falta de espaço não é um problema. Qualquer pequeno canteiro livre do jardim pode servir para fazer uma horta. Em todos os lugares, em cada cantinho, em cada pedacinho que parece abandonado podemos fazer um jardim aprazível, curador, colorido e organizador do olhar.

Além da harmonização estética deve-se atentar para as necessidades espaciais de cada espécie. Plantas ornamentais e plantas comestíveis podem se mesclar paisagisticamente respeitando-se o espaçamento correto de cada uma. Lembrando-se também que na escolha das ornamentais para esse tipo de jardim excluem-se plantas venenosas.

E o que pode ser plantado em casa? Existem duas opções, mudas ou sementes. A primeira permite a colheita mais rápida, enquanto a segunda demora pelo menos sete dias para passar pelo processo de germinação. Hortelã, alecrim, alface, manjericão, orégano, tomate, cebolinha, salsinha, erva-doce e etc, são algumas das espécies que podem ser facilmente cultivadas.

Cuidados – Ricardo Munhoz (Engº Agrônomo - Ceasa) diz que, “cuidar bem das ervas garante a boa evolução da planta e, como consequência, um valor condimentar mais alto”, completa.

Dicas:

Remover folhas secas ou doentes das plantas;

Regar com frequência evitando encharcar o solo;

Preferir locais que recebam bastante luz natural;

Remover, quando possível, pulgões ou cochonilhas, e nos casos mais difíceis, usar receitas caseiras tais como: borrifar água com sabão em pó (1 colher de chá por litro) ou então passar um cotonete embebido em óleo de cozinha.

Mercado de Flores e Plantas

Horário para o público em geral:

Segundas e quintas-feiras, das 13h às 16h30

Terças, quartas e sextas-feiras, das 8h às 16h30

Sábados, das 8h às 13h

Horário para cadastrados:

Segundas e quintas-feiras, das 6h30h às 13h