Palestra reforça Banco de Alimentos de Campinas como modelo nacional

A coordenadora do Banco de Alimentos de Campinas, Bruna Saleh de Angelis, fez palestra em São Paulo nesta quarta-feira (26/4), a convite da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Ela falou sobre a experiência bem-sucedida e premiada do Banco de Alimentos - sediado e mantido pela Ceasa Campinas, em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social e Segurança Alimentar, no auditório da Conab.

A palestra reforça a iniciativa da Conab e do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea-SP) que visa utilizar a experiência campineira como referência na formulação de políticas públicas de segurança alimentar e na implementação de bancos de alimentos em todo o País. Essa iniciativa foi anunciada em reunião na Ceasa Campinas, no último dia 17 de março, entre o secretário-executivo do Consea-SP, José Valverde, e o presidente da Ceasa, Wander Villalba, entre outros representantes da administração da empresa.

Bruna comentou a importância de se ter uma equipe completa, com nutricionistas e cozinheiros capacitados, para aproveitar tudo o que os alimentos podem oferecer. “Nós temos uma equipe de cozinheiros que testam receitas que aproveitam o que seria descartado, transformando em doces, tortas e outros pratos”, contou.

O evento da Conab contou com a presença de representantes dos governos estadual e federal, entidades da sociedade civil, associações, organizações populares, pesquisadores nacionais e internacionais e especialistas relacionados ao tema.

Entre os convidados estavam o diretor técnico-operacional da Ceasa Campinas, Claudinei Barbosa; o gerente do Banco de Alimentos de Campinas, Osvaldo Vancini; o diretor executivo do Consea-SP, José Valverde; o coordenador de sustentabilidade da Ceagesp, Jae Young Ahn; a criadora da plataforma Sinergia, Rosana Perrotti, e a assistente da Superintendência Regional em São Paulo da Conab, Cristina Richa.

 

 

Após a palestra da coordenadora do Banco de Alimentos, foi formada uma mesa de debate da qual participou o diretor técnico-operacional Claudinei Barbosa, que respondeu uma pergunta sobre o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). “É de fundamental importância que o município que deseja implantar o Banco de Alimentos deva conhecer a demanda real de seus munícipes e, então, trabalhar em cima desse número. O PAA é fundamental para que o Banco de Alimentos atenda de maneira satisfatória”, disse Barbosa.