Palestra sobre sustentabilidade fecha Sipat da Ceasa

Sustentabilidade foi o tema abordado nesta sexta-feira, dia 18 de outubro, no encerramento da Semana Interna de Prevenção de Acidentes (Sipat) da Centrais de Abastecimento de Campinas (Ceasa). O presidente da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (Cipa), Ivan de Souza, foi o palestrante. Ele explicou a importância e atualidade do tema que significa, simplificadamente, a garantia dos meios de sobrevivência e qualidade de vida do planeta e da humanidade e propôs uma reflexão sobre os atuais modelos de produção e consumo.
 
O diretor administrativo da Ceasa, José Afonso Bittencourt, parabenizou os membros da Cipa pelo sucesso da Sipat e lembrou que dentro da discussão da sustentabilidade todos temos um papel importante. “Com a nova lei de resíduos sólidos e as novas tendências, cada pessoa, cada empresa, passa a ser responsável pelo destino do lixo que gera”, explicou. Ao final do evento foram sorteadas cestas de frutas e camisetas da Cipa. Todos os presentes receberam squeezes e uma planta como lembrança pela participação.
 
A Sipat da Ceasa atividade aconteceu de 14 a 18 de outubro com palestras sobre variados temas. Na abertura, dia 14 de outubro, a Sipat recebeu uma apresentação do Coral de Libras da Prefeitura de Paulínia (SP) e uma palestra sobre educação ambiental com Cristiano Krepsky, da Fundação José Pedro de Oliveira, que administra a Mata Santa Genebra.
 
Na terça-feira, dia 15 de setembro, segundo dia, foram abordados dois temas. O médico cardiologista, Fernando Ganzarolli falou sobre qualidade de vida. Odenise Bellini, professora de educação física do Sesc, tratou de práticas de esporte e fez dinâmicas de grupo com atividades de correção postural e reflexologia com os participantes.
 
O economista José Homero Adabo, palestrante do terceiro dia falando sobre educação financeira e Ana Paula Bernardes Guimarães, que atua na área de segurança do trabalho na Ceasa, falou sobre combate a incêndios. Câncer ginecológico e de próstata foram os assuntos discutidos por médicos da Unimed Campinas no quarto dia da Sipat, 17 de outubro, alertando sobre os cuidados para prevenir e diagnosticar precocemente a doença.