Páscoa e Quaresma animam os atacaditas de peixes

A chegada da Quaresma e a proximidade da Páscoa animam os atacadistas de peixes da Centrais de Abastecimento de Campinas (Ceasa). A época é a melhor do ano para o setor de pescados e a expectativa dos comerciantes do entreposto é de um crescimento em torno de 10% em relação ao ano passado.  

O empresário Cláudio Tulli, da Direto do Mar, conta que o período amplia em até cinco vezes o volume comercializado.Aqui na Ceasa a média mensal de vendas é de seis toneladas. Durante a quaresma e Páscoa, chegaremos a negociar 30 toneladas, contabiliza. Este ano ele explica que fechou um bom acordo com uma importadora e terá uma boa oferta de salmão.  

A Direto do Mar , desde abril de 2008 na Central campineira, conta com peixe fresco todos os dias, das 7h às 15h. Os produtos são da própria empresa vindos de pesca de Santa Catarina de cativeiros e de importação. Além de toda variedade de peixes, crustáceos e frutos do mar ofertadas na Ceasa- Campinas, o atacadista tem ostras vivas sob encomenda, bacalhau fresco (desalgado) e camarão Santana uma espécie que vem da Argentina e sobe até o litoral sul do Brasil.  

Com crescimento médio de 25% ao ano, a Camarão & Cia também aposta no período para impulsionar as vendas. Segundo o empresário Carlos Henrique Escabelo, a comercialização média, que é de 15 a 20 toneladas por mês, deve atingir entre 25 e 30 toneladas até o final da Quaresma. Além do fator religioso, Escabelo explica que o calor ajuda o mercado de peixes, pois as pessoas procuram um cardápio leve, e que a ampliação nos últimos anos se deve a uma mudança no perfil dos consumidores. &ldquoA busca cada vez maior por produtos mais saudáveis está aumentando o consumo de peixes. Temos notado aqui na loja esta preocupação. Os clientes sabem que o peixe é menos calórico, tem nutrientes importantes e é de fácil digestão, conta.  

Para garantir um preço competitivo o empresário informa que investiu em estoque principalmente de camarão e aponta como preferidos para as compras a sardinha, o cação e as pescadas. O diferencial da Camarão & Cia, há 7 anos na Ceasa-Campinas, são produtos congelados prontos como casquinha de siri, bolinho de camarão com catupiry e carne de siri. Além destes a empresa conta com um kit de frutos do mar para a paella, tradicional prato espanhol, que vem em saco plástico transparente, tempero e com todos os ingredientes separados e também um kit caldeirada com receita passo-a-passo que qualquer pessoa consegue fazer. 

O mais antigo comerciante de peixes da Central, a Pescados Maeda que está há 27 anos no entreposto, dobra o volume comercializado na Quaresma. &ldquoNossa média mensal é de uma tonelada que deve chegar a duas toneladas neste período informa o gerente da empresa, Milton Matsuda. Segundo ele a sardinha seguida da pescada, curvinha e cação são os mais procurados. O comerciante informa que foi aberta em fevereiro a temporada de pesca da sardinha que é um regulador do mercado e que sua oferta maior ou menor vai definir os preços principalmente no período mais próximo da Páscoa. 

Serviço 

O mercado da Ceasa-Campinas conta com a linha completa de frutos do mar, crustáceos e peixes de água doce e salgada tanto frescos quanto congelados.  Os principais de água doce são tilápia, pintado, pacu, lambari, corimba, piapara, dourado, jaú, filhote, gurijuba, dourada, aruanã e truta. De água do mar há sardinha, atum, abadejo, linguado, cação, meca, dourado do mar, pargo, merluza, porquinho, vieira, tainha, cavalinha, espada, corvina, abrotea (bacalhau nacional), pescada branca, pescada amarela, salmão, robalo, namorado e vermelho. Frutos do mar é crustáceos como mexilhão, vôlgole, polvo, lula, camarão, caranguejo, lagosta e siri. O comércio de peixes funciona de segunda a sexta-feira das 7h às 15h e aos sábados, das 7h às 12h.