Preço de hortifrutis em queda na Ceasa-Campinas

Pesquisa da Centrais de Abastecimento de Campinas (Ceasa) apontou uma baixa de 4,4% na média dos produtos mais consumidos no mercado atacadista no período de 8 a 15 de fevereiro. É a quinta semana consecutiva de queda acumulando mais de 27% de redução. Dos 30 hortifrutis pesquisados onze tiveram baixa, dois subiram e 17 mantiveram-se estáveis.

O grupo de verduras e legumes foi o que apresentou as maiores quedas liderado pelo pepino caipira, que baixou 25%, seguido do tomate com redução de 24%. O alface e a chicória caíram 12,9%, o repolho verde liso 10%, a abobrinha brasileira teve queda de 16,7%, a berinjela 12,5% e o chuchu menos 18,2%. Entre as raízes, redução também no preço da batata das variedades inglesa e comum (-13,6%) e lisa (-8,7%). Alta apenas em duas frutas: a banana nanica que subiu 5,9% e o melão comum amarelo com mais 4% considerada uma recuperação de preços que vêem sendo praticados abaixo do normal.

Para o técnico de mercado da Ceasa, Francisco Homero Marcondes, o começo do ano em geral é marcado por uma demanda reduzida em função das férias o que ajuda a queda de preços. O Carnaval mais cedo logo no começo de fevereiro e as temperaturas amenas também contribuíram. No entanto, segundo ele, este ano as condições climáticas favoráveis com chuvas fortes, porém localizadas ajudou a produção, colheita e transporte aumentando a oferta. &quotAndando pelo mercado a gente percebe que a quantidade de produtos está muito boa&quot, informou. Marcondes informa também que a ameixa, o pêssego e a uva niágara são as frutas de época que estão com bons preços e qualidade neste período.