Prefeitura e Banco de Alimentos encaminham 34 ton de donativos às vítimas da região serrana do RJ

redEliana080211 153.jpgDuas carretas lotadas com água, alimentos não perecíveis e produtos de higiene pessoal e limpeza partiram de Campinas, nesta terça-feira, dia 8 de fevereiro, rumo ao Rio de Janeiro. O destino das 34 toneladas de donativos é a Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos do Estado do Rio de Janeiro, cujo armazenamento está sendo feito na Companhia Nacional de Abastecimento no Estado do Rio de Janeiro para distribuição às vítimas das chuvas que devastaram a região serrana do Rio deixando milhares de pessoas desabrigadas.

A campanha de arrecadação, coordenada pela Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência e Inclusão Social (SMCAIS) foi uma determinação do prefeito Hélio de Oliveira Santos e contou com a participação da Centrais de Abastecimento de Campinas (Ceasa), Banco Municipal de Alimentos e Empresa de Desenvolvimento de Campinas (EMDEC).

A ação contou ainda com o apoio logístico da Companhia de Comando da Brigada do Exército de Campinas nos dois postos de arrecadação de donativos instalados no Centro da cidade - Largo do Rosário e Paço Municipal. Somente nesses dois pontos foram arrecadadas cerca de 25 toneladas de produtos que lotaram uma das carretas.

"Mais uma vez o povo de Campinas deixa sua marca de solidariedade fazendo dessa campanha um sucesso absoluto que, em cerca de dez dias superou as expectativas de arrecadação", ressaltou a secretária de Cidadania, Assistência e Inclusão Social, Darci da Silva.

Do Banco Municipal de Alimentos, foram enviadas 8,7 toneladas de não perecíveis como arroz, feijão, óleo, leite e enlatados, além de água e produtos de limpeza e higiene pessoal como detergente, sabão em pó, água sanitária, sabonete, xampu e creme dental.

Demais doações

Neste ano a Prefeitura, por meio do Banco, já encaminhou mais de oito toneladas de alimentos e produtos de higiene pessoal e limpeza aos desabrigados de municípios da região e da cidade. No ano passado, o órgão auxiliou com 63 mil quilos de produtos os atingidos por enchentes nas cidades paulistas de São Luiz do Paraitinga, Capivari, Guarujá, Cosmópolis, Santa Bárbara d`Oeste e Registro, além de estados da região Nordeste.

"Agradecemos o apoio dos empresários de transporte e dos setores de alimentação e higiene pela acolhida à campanha, à imprensa pelo empenho na divulgação e a toda população de Campinas pela grande solidariedade manifestada. Esta mobilização é fundamental em momentos como os vividos tanto aqui na região, Santa Catarina e agora  Rio de Janeiro,  tem sido demonstrada em todo país", disse o presidente da Ceasa, Demétrio Vilagra, que também é vice-prefeito de Campinas.