Prefeitura e Ceasa preparam parceria com Sesc para ampliar programas de segurança alimentar

A Prefeitura de Campinas, por meio da Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência e Inclusão Social e da Centrais de Abastecimento de Campinas (Ceasa), vai firmar um termoi de cooperação técnica com o Serviço Social do Comércio (Sesc) para ampliar os programas de segurança alimentar da cidade. A idéia é integrar as ações do Banco de Alimentos e do Prato Cheio Campinas, desenvolvidos pela administração municipal, com o projeto social do Sesc chamado Mesa Brasil que será implantado em Campinas.  Esta união pode aumentar o volume de arrecadação e as condições logísticas dos programas da cidade, além de expandir as atividades de educação alimentar e nutricional hoje desenvolvidos no município.  

 

O assunto está sendo discutido entre o vice-prefeito e presidente da Ceasa, Demétrio Vilagra, a secretária municipal de Cidadania, Darci da Silva, e os gerentes do Sesc Campinas, Evandro Marcus Ceneviva e Vilma de Marchi. Foi tirada uma agenda para troca informações e contatos entre as equipes dos programas que também vai servir para formatar os detalhes do convênio e agregar parcerias. A gerência e técnicos do Sesc vão realizar visitas na Ceasa-Campinas, onde estão alicerçados os programas de segurança alimentar da Prefeitura, e a secretária Darci e Vilagra, com suas equipes, também vão ao Sesc do município. 

 

Está sendo organizada ainda a ida de uma comitiva de Campinas para conhecer uma das unidades do Mesa Brasil em funcionamento no estado de São Paulo, possivelmente em Bauru ou Piracicaba, que deve acontecer em março. Além da Prefeitura, Ceasa e representantes dos programas de segurança alimentar no município, vão ser convidados para esta visita o Conselho Municipal de Segurança Alimentar de Campinas (Comsea), instituições sociais e outros possíveis parceiros: empresas doadoras de alimentos, universidades e entidades do comércio e serviços da cidade.

 

"Uma soma de forças e ações em benefício dos que mais precisam visando ampliar as atividades educativas e melhorar esta situação perversa: de um lado a carência, a dificuldade das pessoas em garantir seu direito à alimentação e de outro o desperdício de alimentos". Foi assim que o vice-prefeito resumiu a iniciativa. O gerente do Sesc também frisou a união:  "O Mesa Brasil é um programa bem sucedido que somará ações ao estruturado e importante trabalho que Campinas realiza na área de segurança alimentar e nutricional, por isso haverá a celebração de uma parceria com o objetivo de potencializar os programas e os resultados." comentou Ceneviva.

 

Os programas

 

Hoje os programas de segurança alimentar da Prefeitura de Campinas contam com ações de caráter emergencial - que atuam coletando e distribuindo alimentos, combatendo o desperdício e desenvolvendo ações de educação alimentar - e outras que atuam na geração de trabalho, transferência de renda e desenvolvimento social. Entre as ações emergenciais, o Banco de Alimentos trabalha, resumidamente, fomentando parcerias e a mobilização social para coletar produtos onde sobra e entregar onde falta. Ele arrecada em eventos, supermercados e empresas e doa a 150 entidades assistenciais de Campinas beneficiando cerca de 45 mil pessoas.

 

O Prato Cheio Campinas subsidia em torno de sete mil cestas básicas mensais a famílias cadastradas e coordena a distribuição de, em média, 250 toneladas de hortifrutis por mês, doados pelos atacadistas da Ceasa ao Instituto de Solidariedade para Programas de Alimentação (ISA), ONG que funciona no entreposto. As três ações juntas distribuíram no ano passado 6,7 milhões de quilos de alimentos atendendo cerca de 75 mil pessoas.

 

O Mesa Brasil do Sesc atua de forma semelhante ao Banco de Alimentos - com ações educativas e  buscando alimentos onde sobra e distribuindo onde falta - com a diferença que não trabalha com um local para estoque. Por meio de parcerias, o Mesa é um facilitador entre as empresas que têm sobra de produtos e as entidades que necessitam deles e garante a logística para esta operação, além de oferecer diversas atividades educativas. No Estado de São Paulo o Mesa