Prefeitura faz manutenção nas estradas rurais

As ações de manutenção consistem na perenização das vias com cascalhamento contenção dos processos de erosão assoreamento dos recursos hídricos beneficiando indiretamente as áreas urbanas principalmente periferias biselamento (corte) de barranco abertura de leito e construção de canais de escoamento lateral de água de chuva abaulamento do leito e compactação.

O diretor do DDE, João Carlos da Fonseca, explica que Campinas, unida a outros três municípios (Indaiatuba, Itupeva e Vinhedo), integra um consórcio dentro do Programa Pró-Estrada. &quotO consórcio, desenvolvido pela Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento, funciona em sistema de rodízio entre os municípios. Em Campinas, o cronograma de execução da manutenção das vias rurais deve ser concluído até o final de março&quot, ressalta Fonseca.

Para o secretário da SMCIST, Sinval Dorigon, as estradas rurais devem estar transitáveis em qualquer época do ano, para que o produtor possa garantir o escoamento de sua produção e a população receber os seus produtos.

&quotAlém disso, a qualidade de vida da cidade está diretamente ligada ao equilíbrio do uso e à ocupação racional do solo&quot, argumenta. Dorigon acredita na preservação do patrimônio produtivo e ambiental de um município e na valorização da zona rural.

A manutenção das vias beneficia mais de 323 quilômetros de estradas rurais, que estão localizadas na região de Sousas e Joaquim Egídio Barão Geraldo Aparecidinha bairros da Administração Regional (AR) 6, como Reforma Agrária e Pedra Branca AR 12, como Fogueteiro e Friburgo AR 11, como Mão Branca e AR 14, como Carlos Gomes e demais Regionais.

No total cerca de 202 quilômetros já foram restaurados, e a previsão é que até o final de março o trabalho seja concluído.

Programa Pró-Estrada

Criado em maio de 2000, o programa Pró-Estrada tem o objetivo de auxiliar os municípios na conservação de estradas rurais em sua malha viária. As associações podem ser constituídas de até seis municípios. Atualmente, o programa Pró-Estrada tem a adesão de 431 cidades.

O programa tem o acompanhamento da Companhia de Desenvolvimento Agrícola de São Paulo (Codasp), que fornece a tecnologia, o suporte e a orientação técnica para a operação das patrulhas agrícolas, além de capacitar e conscientizar os operadores dos equipamentos para a necessidade da conservação do solo e da água.

De acordo com João Carlos da Fonseca, diretor do DDE, em reunião com o presidente da Codasp, José Roberto Perosa Ravagnani, foi solicitado a aquisição de mais dois caminhões e um rolo compactador para o consórcio. Segundo o Presidente da Codasp alguns consórcios não produtivos serão desativados, e mediante a eficiência do nosso consórcio, podemos ser agraciados com um novo Kit de máquinas e ampliar os serviço em nosso município com maior eficiência, destaca Fonseca.