presença da Escola de Samba Unidos do Shangai,parou o Mercado de Hortifrutigranjeiros na manhã desta quarta-feira, 11 de fevereiro

A presença da Escola de Samba Unidos do Shangai que homenageará a Centrais de Abastecimento de Campinas (Ceasa) no Carnaval deste ano - parou o Mercado de Hortifrutigranjeiros na manhã desta quarta-feira, 11 de fevereiro. Quinze membros da bateria da escola, sete passistas e uma equipe de apoio, fizeram uma apresentação percorrendo os pavilhões e galpões do mercado animando para o clima de Carnaval as cerca de 15 mil pessoas que circulam diariamente pelo entreposto.

 

Com o enredo Abastecendo a folia, o Shangai apresenta a Ceasa, orgulho de Campinas, a escola de 21 anos, que pertence ao Grupo Especial do Carnaval de Campinas, disputa o primeiro lugar junto com outras cinco agremiações, no desfile que ocorre no dia 24 de fevereiro, terça-feira, às 21h, no sambódromo da avenida Magalhães Teixeira, Vila Industrial, em Campinas.

 

Segundo Renato Luiz Moreira, diretor de carros alegóricos, o tema foi escolhido devido a grande importância do entreposto no cenário nacional e seu papel na movimentação de mercadorias e na alimentação da população. Moreira conta que há quatro anos a organização da escola já pensava em homenagear a Central em seu enredo. Mas só este ano conseguimos realizar essa vontade, completa. Além da homenagem, um dos objetivos é divulgar o trabalho da Central e de todos os envolvidos. Queremos, também, trazer o público até nós. Queremos que as pessoas da Ceasa participem conosco do desfile, diz.

 

Outro integrante da escola é Vladimir Barbieri. Há quatro anos é tesoureiro, mas foi ritmista da bateria por 17. Para ele, é necessário ter organização e entrosamento para que o som saia de maneira correta.Os meninos estão afiados, estamos ensaiando bastante para realizarmos um bom trabalho, explica. Sobre o tema, Barbieri não tem dúvidas: é um ótimo meio para divulgar a Ceasa e sua importante função, acredita.

 

Eleita Rainha Mirim de 2009, a pequena Gabriela Cristina da Silva, de 10 anos, era uma das sete passistas que atraíram olhares nessa manhã. Segundo ela, as pessoas que estavam na Central durante o desfile eram muito animadas. Além disso, Gabriela também concorda com seus colegas: o tema escolhido é muito importante para a Central e para todos aqueles que trabalham nela, encerra.

 

Reconhecimento

 

O carregador Philips Anderson da Silva assistiu, de perto, à demonstração do que será o carnaval campineiro. Silva diz que o tema escolhido mostra nosso trabalho, o de abastecer vários estabelecimentos e de movimentar as riquezas do Brasil. Segundo ele, o desfile de Carnaval vai homenagear toda a equipe, que tem na Ceasa, oportunidades de emprego. &ldquoSeremos homenageados, mas não só nós, carregadores, como todos os funcionários, permissionários e motoristas, encerra.

 

Para José Antônio Fernandes da Silva, mais conhecido como Zé Mineiro, permissionário do Mercado, toda homenagem é bem-vinda. A visita da escola de samba animou o pessoal, acredita. Ele fala também, que é importante resgatar o lado histórico da Central, além de mostrar sua importância no abastecimento, completa.

 

O desfile

O desfile da Unidos desfile e o samba enredo abordarão o papel da Ceasa no abastecimento local e nacional, do Mercado de Flores, dos programas de segurança alimentar, sociais e ambientais. A Ceasa é a quarta maior do país que abastece mais de 500 municípios. A escola, que pertence ao Grupo Especial do Carnaval de Campinas, será a segunda a desfilar na noite do dia 24 de fevereiro, às 21h. Quem quiser participar do desfile na ala da Ceasa, entrar em contato através do (19) 3746-1041 ou (19) 3749-1046, das 8h às 16h.