Primavera aumenta em 35% o comércio de plantas para paisagismo na Ceasa

Além da grande variedade de flores, a entrada da primavera - no próximo dia 22 de setembro - é marcada pelo aumento nas vendas de plantas utilizadas em paisagismo na Centrais de Abastecimento de Campinas (Ceasa). O volume médio comercializado no setor vai de 9.500 toneladas, entre os meses de junho e agosto, para aproximadamente 12.800 toneladas no período de setembro até novembro, um crescimento de 35% na oferta de plantas do segmento.
Segundo a gerente do Mercado de Flores da Ceasa, Ana Rita Pires Stenico, esta época costuma ser a preferida pelos profissionais para a composição de jardins e implantação de projetos. “A maior quantidade de chuvas e o aumento da temperatura que observamos no período favorecem o desenvolvimento das plantas e o florescimento intenso, gerando um crescimento na oferta e na demanda na área de paisagismo”, explica a gerente. O setor, conta Ana Rita, é composto por uma grande variedade de produtos distribuídos entre forrações, mudas arbustivas e de árvores, palmeiras, tuias e pinheiros, trepadeiras, bambus e gramas.
Variedades
As forrações são plantas herbáceas que atingem até 40 centímetros de altura e são utilizadas para formar maciços e encobrir o solo e são bastante procuradas pelos profissionais de paisagismo. É que na primavera espécies como petúnias, mini lantanas, onze horas, azulzinhas e mini ixoras apresentam grande inflorescência com flores de variadas cores como vermelho, amarelo, lilás, rosa, azul, laranja e branco. De setembro a novembro de 2012, o Mercado da Ceasa registrou uma oferta de 670 mil caixas destes produtos, um aumento de 26% em relação ao período de junho a agosto quando foram ofertadas 530 mil caixas de forrações.
 
Outra variedade com grande demanda no setor de paisagismo são as mudas arbustivas como plumbagos, mussaendas, hortênsias, azaléias e pentas. Estas espécies atingem alturas de 80 centímetros até 3 metros e apresentam um exuberante florescimento na primavera. Na Ceasa as arbustivas tiveram um aumento de 34% na oferta de produtos em 2012, comparando os períodos de junho a agosto, com 500 mil mudas ofertadas, com os meses de setembro até novembro, com de 670 mil mudas.
As trepadeiras também apresentam uma grande procura no período. Diversas variedades como sapatinhos de judias, congéias, clerodendrons, ipomeias e alamandas florescem nesta época, incentivando o consumo. “O paisagismo é um setor em expansão no Mercado, apresentando uma taxa de crescimento de 10% a 12% ao ano. As demandas em algumas áreas como construção civil e também a maior preocupação ambiental das pessoas e das empresas são alguns dos fatores que explicam este aumento”, avalia Ana Rita.
 
Serviço
O Mercado de Flores da Ceasa Campinas é responsável por 40% do comércio atacadista de flores e plantas no país. O espaço conta com 504 boxes e disponibiliza para a venda um mix completo com mais de 20 mil variedades de flores e plantas ornamentais além de cinco mil itens de produtos acessórios para decoração, arranjos florais, paisagismo e jardinagem.
O funcionamento é de segunda a sábado. Para o público em geral, está aberto às segundas e quintas-feiras, das 13h às 16h30; terças, quartas e sextas-feiras, das 8h às 16h30 e aos sábados, das 8h às 13h. Para as empresas que trabalham com os produtos do setor, que são cadastradas, o Mercado funciona no atacado, às segundas e quintas-feiras, das 6h30 até as 13h.