Primavera e final de ano movimentam Mercado de Flores

Com a chegada da primavera e a proximidade das festas de final de ano a procura por produtos e acessórios para decoração aumenta. No Mercado de Flores e Plantas Ornamentais da Centrais de Abastecimento de Campinas (Ceasa) o movimento também é maior. No ano passado, o crescimento na oferta de produtos no Mercado foi de 20% no último quadrimestre em relação a 2006.


Segundo a gerente do Mercado, Ana Rita Pires Stenico, vários fatores influenciam este aumento da demanda. “É um período com muitos casamentos, confraternizações, festas, formaturas além é claro do natal e reveilon. Também é a época das chuvas onde são desenvolvidos muitos projetos paisagísticos”, explica.


Entre os produtos mais procurados, a gerente cita o copo de leite, o ipê, a betúnia, a angelonia - recém chegada ao Mercado-, as pentas. “Várias flores de corte como rosa e lisiantos, flores tropicais como estrelícias e alpinias, folhagens e muitos acessórios também têm grande demanda”, completa.

Para Rogério Martins, comerciante do Mercado da Ceasa, um dos fatores que influencia o aumento da procura na estação das flores e fim de ano é a oferta mais ampla. “Nas outras estações do ano a produção não é natural. Agora as flores crescem espontaneamente e com isso a oferta é maior e consequentemente o preço é reduzido”, comenta. Em seu box, o que mais tem saído são rosas e lírios. “Minhas vendas aumentaram cerca de 30%”, encerra.

Acessórios

De acordo com Cínthia Araújo, gerente comercial da Albano Acessórios, que fica n o Mercado de Flores da Central, é no próximo mês que a procura por produtos de decoração aumenta visivelmente. “Consideramos novembro o mês do Natal. É nele que as vendas para a data alavancam”, afirma. Segundo ela, a busca por produtos no varejo já é maior, enquanto no atacado, esperam pelo mês que vem. “Vejo um grande movimento pelo mercado, desde que começou a primavera”, conclui.
&nbsp