Procon alerta sobre liquidações do comércio

Com descontos de até 70%, os produtos- a maioria de mostruários das lojas- se tornam tentadores para clientes que vão em busca de oportunidade e preços baixos.

Para alertar os consumidores para compras em liquidação, o Procon-Campinas divulga um informativo que pode ser acessado pelo endereço: www.procon.campinas.sp.gov.br para que as compras a preços menores não se tornem uma dor de cabeça posteriormente. No órgão de defesa do consumidor, as reclamações sobre produtos comprados em liquidação são constantes nessa época do ano.

Conforme o diretor do Procon-Campinas, Anderson Gianetti, os consumidores devem ter atenção quanto ao fato de que nas liquidações, em geral, pagam por produtos que estão em mostruário, e que por isso, podem ter ficado expostos durante longo período na loja. &quotÉ preciso ficar atento a defeitos aparentes, como por exemplo, riscos em geladeira ou uma TV sem o controle remoto&quot, afirmou o diretor.

Nesses casos, é importante que o consumidor exija que na nota fiscal conste a informação dos defeitos aparentes que o produto apresenta no momento da compra, o que é chamado de &quotproduto no estado&quot. Segundo Gianetti, na nota fiscal deve ter ainda a garantia do produto, que deve ser de pelo menos 90 dias, de acordo com o Código de Defesa do Consumidor.

Além da inspeção visual, testar o produto no local da compra é outra orientação importante que a equipe do Procon passa aos consumidores. Outro ponto fundamental é que o comprador observe e exija o prazo de entrega dos produtos comprados, para que não haja problemas posteriores relacionados aos transporte da mercadoria.

Confira as dicas do Procon-Campinas sobre liquidações:

Evite comprar por impulso

Compras apressadas

Este tipo de compra pode trazer posteriores surpresas quanto ao preço, formas de pagamento e defeitos dos produtos e serviços adquiridos.

Pesquise sempre

Taxas de juros, número de prestações, valor das prestações, preço total à vista e preço total com financiamento.

Exija sempre

Nota fiscal ou recibo, Manual de Instruções e Termo de Garantia.

2. Propaganda tem valor de contrato

Informações verbais dadas pelo vendedor

O consumidor deve exigir que sejam colocadas por escrito, na nota fiscal ou recibo, para ter um comprovante do que foi prometido, para depois exigir o seu cumprimento.

Guarde os panfletos e encartes publicitários

Toda informação anunciada de forma suficientemente precisa tem valor de contrato e obriga a empresa a cumprir a oferta nos exatos termos do que foi anunciado.

Exceção: erro grosseiro não constitui informação suficientemente precisa. Exemplos: a impressão incorreta do preço de televisão a R$ 10,00 característica incorreta de fogão de quatro bocas anunciado ao preço de fogão de uma boca.

3. Avalie o &quotestado&quot em que se encontra o produto

Produtos de mostruário

O desconto pode ser de até 70% em alguns casos, porque ficaram longos períodos expostos nas vitrines ou disponíveis para o manuseio dos vendedores e consumidores.

&quotProdutos no estado&quot

As notas fiscais dos produtos de mostruário geralmente contêm essa informação, que significa que a loja não se responsabiliza por defeitos que já existiam no estado em que o produto foi adquirido.

Exija a discriminação do &quotreal estado&quot na nota fiscal ou recibo

Roupas manchadas ou descosturadas móveis e eletrodomésticos arranhados, amassados ou com outros defeitos de fácil constatação que não serão cobertos pela garantia.

Garantia

Independentemente do &quotestado&quot do produto, o consumidor deve exigir nota fiscal ou recibo e Manual de Instruções Termo de Garantia em que conste qual é a sua cobertura e exclusões. Por exemplo: 1 ano de garantia, excluída a cobertura dos defeitos referentes ao &quotestado&quot discriminado em nota fiscal que resultaram no desconto de 70%.

Testar o produto no local de compra

Confira se o produto funciona e se as peças e acessórios conferem com as informações da embalagem e Manual de Instruções. Exemplos: prateleiras e utensílios da geladeira controles remotos do televisor, aparelhos de som, videocassete e DVD prato giratório do microondas mangueiras da máquina de lavar carregadores de baterias etc.