Procon inaugura 1ª unidade descentralizada no Ouro Verde

A primeira unidade descentralizada do Procon Campinas foi inaugurada na manhã desta quinta-feira, 25 de julho, no Horto Shopping do Terminal Ouro Verde. Também foram entregues duas unidades móveis do órgão, que vão atuar em dez pontos da cidade, prestando os mesmos serviços que a sede.

A iniciativa tem como objetivo facilitar o acesso da população aos serviços de defesa do consumidor, beneficiando uma região a onde moram cerca de 200 mil pessoas. O posto do Horto Shopping já esta funcionando.

A ideia é que a população da região possa, perto de casa, registrar sua reclamação ou obter orientações sobre relações de consumo, sem precisar se deslocar até o centro da cidade”, disse a diretora do Procon Campinas, Lúcia Helena Magalhães. A inauguração faz parte dos eventos de comemoração ao mês de aniversário da cidade.

Durante a cerimônia de inauguração, o prefeito Jonas Donizette destacou as vantagens da unidade. “A população vai economizar o tempo de se condução até o centro e o Procon vai melhorar o atendimento, porque acaba com o acúmulo de serviços em um só local", disse Jonas.

O secretário de Assuntos Juridicos, Mário Orlando Galvez de Carvalho, também citou as vantagens da descentalização. “A Prefeitura esta disseminando a prestação de serviços de orientação que o Procon faz para a sociedade", comentou. O Procon pertence a esta pasta.

A mudança de perfil do órgão também foi elogiada pelo prefeito. “O Procon passou a ter, nos últimos meses, uma atuação de proatividade", falou Jonas. Isso porque o órgão passou a fazer uma rodada de conciliação entre consumidor e fornecedor, solucionando os problemas de uma forma que satisfaça o consumidor e que nao gera punição para a empresa reclamada. A diretora in formou que 89% das reclamações são resolvidas de forma amigável.

O posto descentralizado do Procon no Ouro Verde terá quatro posições de atendimento e vai oferecer os mesmos serviços disponíveis no Procon do Centro, como orientações gerais, abertura de reclamações e denúncias, conciliação em tempo de atendimento.

Com as unidades descentralizadas e os postos móveis, a expectativa do Procon é um aumento da demanda dos consumidores. “Com a facilidade de ter uma unidade perto de casa as pessoas vão acabar nos procurando mais para fazer suas reclamações e não necessariamente migrem da sede no centro pra os bairros", prevê a diretora.

O horário de atendimento será de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h, na Rua Rua Arm