Procura por flores brancas aumenta 50% no Réveillon

Preparar a decoração em festividades importantes como o Réveillon para receber parentes e visitas é uma preocupação de qualquer anfitrião. E para agradar os convidados a maioria não abre mão da tradicional cor branca. Por isso, nos dias que antecedem a entrada de 2014, o Mercado de Flores da Centrais de Abastecimento de Campinas (Ceasa) registra um aumento na procura por plantas com flores brancas.
As preferidas para a ocasião são espécies como boca de leão, lisianto, rosa e poinsétia de vaso, segundo Fábio Pascuini Frainer, coordenador do Mercado. Para o produtor e comerciante Ulisses Martins Costa, o aumento se justifica porque a cor branca simboliza a paz. “Nesse época, há um aumento de 50% na procura pela cor branca, por exemplo, da azaleia. Ela é uma flor de inverno, mas que tem bastante saída no verão por aguentar bem o sol”, explica.
O produtor de orquídeas, Kaique Alves Pereira, também percebe o aumento significativo nas vendas das flores alvas, especialmente a phalaenopsis. “Essa espécie de orquídea é a mais tradicional. Dura cerca de 60 a 70 dias e sai bastante nesse período”, comenta. O comerciante de Pedreira (SP), Francisco Amarildo Baldasso, relata que tem um aumento expressivo também por espécies na cor amarela. “Quando se pensa na decoração de Réveillon, há boa saída de flores amarelas. Mas a branca sempre predomina”, afirma.
O decorador Ozias Muniz de Melo conta que tradicionalmente em eventos como festas de final de ano é comum recorrer a fórmulas tradicionais para não cometer erros. “O branco é sempre tendência, inclusive na escolha das flores. A decoração utilizando flores brancas combinando com dourado, por exemplo, é uma excelente opção para esperar a chegada do ano novo”, diz. Mas, segundo ele, cores neutras também estão sendo solicitadas, como por exemplo, os tons pastéis. “Se utilizarmos na decoração peças ou tecidos mais coloridos e flores brancas ou neutras, o ambiente não carrega e podemos obter uma decoração mais ousada”, completa Ozias.
Funcionamento
O Mercado de Flores e Plantas Ornamentais da Ceasa Campinas tem alteração no funcionamento neste final de ano. Funciona normalmente no sábado, dia 28 de dezembro, das 8h às 13h, para o público em geral e na segunda-feira, dia 30 de dezembro, das 6h30 às 13h para cadastrados e das 13h às 16h30 para o público em geral. Na terça-feira, 31 de dezembro fecha mais cedo - abre para o público em geral das 8h às 13h – e fica fechado na quarta-feira, dia 1º de janeiro. Apartir de quinta-feira, 2 de janeiro volta ao funcionamento normal.
Serviço
O Mercado de Flores da Ceasa Campinas é responsável pela distribuição de 40% das flores e plantas ornamentais do setor atacadista do país. São 100 mil m2 com opções completas do setor: conta com mais de 20 mil itens de flores cortadas e em vasos; plantas ornamentais, forrações, mudas diversas e frutíferas, além de outros 5 mil produtos de acessórios para decoração, eventos, paisagismo e acabamento de arranjos e cestas. O Mercado movimenta uma média de 6 mil toneladas por mês tem mais de 11 mil clientes cadastrados como paisagistas, arquitetos, hotéis, decoradores, empresários, supermercados, floriculturas, etc. Recebe mais de 30 mil pessoas mensalmente abastecendo as cinco regiões do País.