Procura por Tuias (pinheiros) aumenta com a chegada do natal

A montagem da tradicional árvore de Natal dobra a procura por tuias, mais conhecidas como pinheiros, no Mercado Permanente de Flores e Plantas Ornamentais da Centrais de Abastecimento de Campinas S.A. (Ceasa). Em 2007 a oferta do produto teve um aumento de 12% neste período que antecede as festas de final de ano, em comparação com 2006, subiu de 45 mil unidades de vasos para 51 mil.

Segundo a gerente do Mercado, Ana Rita Pires Stenico, a expectativa para 2008 é superar entre 10% e 15% este volume. "As tuias são comercializadas para projetos paisagísticos o ano todo, mas é em novembro e dezembro que as vendas são mais fortes. Este ano devemos ter mais de 55 mil vasos ofertados", analisou.

O produtor e atacadista da Ceasa-Campinas, Joaquim dos Santos, está animado. "Estamos esperançosos e queremos vender bem este ano", disse. Santos, que produz em Parelheiros, na grande São Paulo, explica que o investimento em tuias é um negócio de exige paciência. "Uma muda de até um metro leva de três a quatro anos para se formar. Para chegar a quatro metros, são dez anos de trabalho como poda, irrigação, adubação e outros cuidados", informa o produtor.

As tuias são encontradas no Mercado de Flores da Ceasa em tamanhos que vão de 80 centímetros até cinco metros de altura. As quatro variedades mais vendidas são a tuia holandesa, com folhas que cheiram limão, a áurea, a degenerada e a maçã, que tem o cheiro da fruta. O Mercado de Flores da Ceasa-Campinas fica à rodovia D. Pedro I, km 140,5, em Campinas/SP. É aberto para o público em geral às segundas e quintas-feiras, das 13h às 16h30 às terças, quartas e sextas-feiras, das 8h às 16h30 e aos sábados, das 8h às 13h. Os clientes cadastrados (empresas e profissionais da área) têm horário exclusivo para compras às segundas e quintas-feiras, das 6h30 às 13h.