Profissionais da Unifesp dão palestra para nutricionistas na Ceasa Campinas

Nutricionistas do Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição Escolar (Cecane), da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), realizaram um dia de palestras e reciclagem para as nutricionistas do Departamento de Alimentação Escolar, na Ceasa Campinas, e representantes de quatro cidades da Região Metropolitana de Campinas (RMC), nesta quinta-feira (14/09).

Estiveram presentes aproximadamente 50 pessoas no evento, que teve uma palestra no período da manhã com a agente do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e nutricionista do Cecane Daniela Bicalho Alvarez. Já no período da tarde, foram realizadas dinâmicas de trabalho, troca de experiências e discussões de casos comandadas pelo também agente do PNAE e nutricionista da Cecane Maurício Mercaldi Pastrelo.

“O objetivo das palestras para os municípios assessorados é levar informação de tudo o que envolve a alimentação escolar do PNAE. Nas palestras, são abordados temas como atividade de educação alimentar nutricional, planejamento de cardápios, atribuições das nutricionistas, assuntos que envolvem a compra da agricultura familiar e a legislação, o que deve ser feito para realizar a compra e sobre o conselho de alimentação escolar”, comentou Pastrelo.

A escolha da cidade de Campinas como sede do ciclo de palestras foi feita através de uma seleção baseada em alguns critérios, como a utilização de recursos próprios destinados à alimentação escolar em percentual equivalente a 50% ou mais dos valores transferidos pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), prestação de contas aprovada pelo Conselho de Alimentação Escolar, aquisição de gêneros alimentícios da Agricultura Familiar acima do percentual mínimo, entre outros.

“A escolha de Campinas pelo FNDE se deu pelas experiências exitosas de uma gestão positiva do programa de alimentação escolar”, disse Daniela. Além de Campinas, estiveram presentes também representantes das cidades de Morungaba, Nova Odessa, Hortolândia e Americana.

“Temos o prazer de receber o pessoal do Cecane, que fez visitas para sugestão de melhorias para os alunos e escolas que nós atendemos e hoje estamos fazendo uma capacitação das nutricionistas de Campinas e região. Muita troca de informações do que é realizado em cada município e do que nós desenvolvemos em Campinas, para que tenhamos um crescimento e aprimoramento da alimentação escolar para os alunos”, disse a gerente do Departamento de Alimentação Escolar de Campinas, Julia Amorim.

 

 

Sobre o Cecane

Em 2007, a Unifesp – Campus Baixada Santista - celebrou um convênio com o FNDE para a criação do Cecane, com objetivo de consolidar as políticas de segurança alimentar e nutricional no âmbito do Programa Nacional de Alimentação Escolar. Desde então, esta instituição tornou-se referência no tema alimentação escolar para os municípios dos estados de São Paulo e Rio de Janeiro. A partir de 2015, o Cecane/Unifesp passou a atender apenas os municípios do Estado de São Paulo.

 

 

 

Sobre a Alimentação Escolar de Campinas

Diariamente, a Ceasa Campinas distribui cerca de 60 toneladas de produtos para garantir as mais de 265 mil refeições servidas diariamente na merenda escolar do município. O programa atende em torno de 601 unidades escolares da cidade - escolas municipais e estaduais, salas de aulas de jovens e adultos e entidades assistenciais.