Programa Visitas monitoradas recepciona interessados

A Centrais de Abastecimento de Campinas (Ceasa) incentiva o consumo de frutas, legumes e verduras por acreditar que a busca pela saúde depende de hábitos alimentares saudáveis. O programa ‘Visita Monitorada’ incrementa o conhecimento de escolas, instituições acadêmicas e órgãos interessados e curiosos em entender de perto o funcionamento de uma Central.

A iniciativa pretende, além de disponibilizar a diversidade de hortifrutigranjeiros ofertados, expor o funcionamento da logística inversa e da distribuição de alimentos garantindo segurança alimentar do município de Campinas e outras regiões do país.

O assessor, Francisco Homero Marcondes, recebe os visitantes no auditório da empresa parauma palestra sobre a Central, os mercados e os programas de segurança alimentar e ambientais. Depois, o grupo passeia por todo mercado de hortifrutigranjeiros conhecendo os espaçosdecomercialização - chamados de boxes e pedras, as câmaras frias e de climatização, as variedades de produtos, os vendedores, carregadores e comerciantes.

No final, os grupos visitam a ONG Instituto de Solidariedade para Programas de Alimentação (ISA), que funciona dentro da Ceasa e arrecada doações dos atacadistas para distribuir entre pessoas e entidades que precisam deste auxílio para garantir acesso ao direito de se alimentar.

Mudança de hábitos

Na terça-feira, 12 de maio, a Ceasa recebeu o grupo Primavera, instituição que atende mais de 500 meninas e adolescentes. Na data, 20 integrantes e duas professoras estiveram presentes na Central.

Na quinta-feira, 14 de maio, 40 estudantes de nutrição da escola Técnica Estadual (ETEC) Hortolândia onheceram a empresa. Os futuros profissionais em nutrição serão responsáveis por acompanhar e orientar as atividades de controle de qualidade, higiênico-sanitárias e segurança no trabalho, em todo o processo de produção de refeições e alimentos.  

Por fim, na manhã desta sexta-feira, 15 de maio, 30 integrantes entre 13 e 17anos, da Instituição Padre Haroldo excursionaram pelo Mercado de Hortifrutigranjeiros após palestra no auditório da Central. Esta entidade tem como objetivo principal promover cuidados para a vida por meio de seus programas de educação e prevenção, acolhimento institucional e educação social e tratamento da dependência química, bem como a difusão deste conhecimento.

Para Franciso, a satisfação em recebe-los é enorme. “Me sinto honrado por modificar, de alguma forma, a vida pessoal, escolar e profissional destas pessoas”, disse.

Sobre o programa Visitas Monitoradas

A coordenação do Programa de Visitas Monitoradas fica a cargo de Francisco Homero Marcondes. A visita é gratuita. As instituições de ensino ou interessadas em participar do Programa devem solicitar agendamento enviando um e-mail para o contato: francisco.marcondes@ceasacampinas.com.br.