Programas sociais e mercados da Ceasa recebem visitantes

A Centrais de Abastecimento de Campinas (Ceasa) recebeu nos últimos dias três grupos de visitantes. O novo coordenador do Banco de Alimentos de Caxias do Sul (RS) veio conhecer o Banco de Campinas. Alunos da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) participaram de visita monitorada no Mercado de Hortifrutigranjeiros. O Departamento de Alimentação Escolar recebeu uma pesquisadora e um assessor da Câmara Municipal de Campinas.
Esalq
Os 16 alunos de engenharia agronômica da Esalq e o professor Angelo Pedro Jacomino foram recebidos, no dia 21 de agosto, pelo presidente da Ceasa, Mário Dino Gadioli, e pelo diretor, José Afonso Bittencourt. No auditório da empresa, o assessor Francisco Homero Marcondes fez uma apresentação sobre a empresa. O grupo excursionou pelo Mercado de Hortifrútis.
“A visita faz parte da disciplina de pós-colheita de produtos hortícolas. É importante para a formação deles conhecer na prática como é um centro de comercialização e toda cadeia de hortícolas”, informou o professor. Embalagens, transporte, origem e destino de produtos e formas de negociação são alguns dos aspectos observados na visita.
Caxias do Sul
Para aprimorar o trabalho do Banco de Alimentos de Caxias do Sul (RS), seu novo coordenador, Assis Ferreira Borges, veio conhecer o Banco de Campinas – que funciona na Ceasa - no dia 19 de agosto. Ele assumiu recentemente o órgão gaúcho e declarou que deseja “trocar experiências e aprender com instituições bem-sucedidas como o Banco de Alimentos de Campinas”.
O Banco de Caxias do Sul funciona dentro da Ceasa da cidade e atende 85 entidades assistenciais. São doadas, em média, 90 toneladas de alimentos por mês arrecadados dentro e fora da Central gaúcha. O órgão também tem quatro cozinhas comunitárias em bairros da cidade que servem cerca de 200 refeições diárias de graça.
Alimentação escolar
A professora e pesquisadora, Maria Cecília Del Vecchio, da Faculdade Anhanguera de Campinas, e o assessor, César David Maudonnet, visitaram o Departamento de Alimentação Escolar da Ceasa, no dia 16 de agosto. O objetivo foi conhecer como funciona o programa que serve mais de 230 mil refeições por dia nas escolas de Campinas.
Maria Cecília está desenvolvendo pesquisas na área de direito e segurança alimentar. Maudonnet assessora o vereador de Campinas, Vinicius Gratti, que preside a Comissão de Direitos Humanos da Câmara que entre outras ações discute as questões de segurança alimentar na cidade.