Projeto da Ceasa incentiva alimentação saudável em crianças

Incentivar o consumo de frutas, legumes e verduras é um desafio agradável e saboroso para a Centrais de Abastecimento de Campinas (Ceasa). Com esta preocupação nutricional, a empresa recebeu, na manhã desta terça-feira, 30 de junho, o último grupo de 20 crianças de 3 a 5 anos da Escola Municipal - EMEI Recanto da Alegria localizada no bairro Jardim Nilópolis, em Campinas.

Para o assessor e responsável pelo projeto ‘Visitas Monitoradas’, Francisco Homero Marcondes, a iniciativa corrobora a responsabilidade social da empresa. “A atividade da EMEI Recanto da Alegria, aconteceu em dois dias com grupos distintos. O primeiro encontro foi em 11 de junho, com 30 crianças. Hoje, é a finalização”, explicou.

Para Marcondes, a visita vai além de conhecer os Mercados. “A intenção do projeto é estimular, cada vez mais, uma alimentação saudável, além de apresentar a Central, sua logística e o seu funcionamento aos visitantes. É um mundo fascinante, que gera abastecimento e combate ao desperdício de alimentos através dos projetos sociais”, avaliou.

A participação dos hortifrutigranjeiros na alimentação das pessoas está aquém do recomendado pelo Ministério da Saúde. Dados da pesquisa Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel 2014) mostram que apenas um quarto da população brasileira (24,1%) consome a quantidade de frutas e hortaliças recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em cinco ou mais dias da semana.

Roteiro

O trajeto desenvolvido fica a critério da necessidade de cada visitante. Algumas visitas participam de uma apresentação da empresa no auditório, depois são encaminhados aos setores específicos, como os mercados, as câmaras frias, a logística de transporte e embalagem, além dos programas sociais que funcionam na Ceasa, como o Banco de Alimentos e a ONG Instituto de Solidariedade para Programas de Alimentação.

No caso de grupos com idade entre 3 e 5 anos, o roteiro é simplificado, com foco em atividades que privilegiam o consumo de uma alimentação saudável.

Sobre o programa Visitas Monitoradas em 2015

Neste primeiro semestre, o projeto recebeu 28 visitas, um total de 829 visitantes. A coordenação do Programa de Visitas Monitoradas fica a cargo de Francisco Homero Marcondes. A visita é gratuita. As instituições de ensino ou interessadas em participar do Programa devem solicitar agendamento enviando um e-mail para o contato: francisco.marcondes@ceasacampinas.com.br.