Projeto da Ceasa incentiva o consumo de FLV

Tornar o consumo de frutas, legumes e verduras parte do cotidiano das crianças é um desafio que pode ser alcançado de forma bem agradável. Pensando nisso, a Centrais de Abastecimento de Campinas (Ceasa) recebeu, na última semana, três grupos de alunos de diferentes faixas etárias. A iniciativa faz parte do programa ‘Visitas Monitoradas’.

Para o idealizador do projeto, Francisco Homero Marcondes, a participação dos hortifrutigranjeiros na alimentação das pessoas está aquém do recomendado pelo Ministério da Saúde. “A intenção do projeto é estimular, cada vez mais, uma alimentação saudável, além de apresentar a Central, sua logística e o seu funcionamento aos visitantes. É um mundo fascinante, que gera abastecimento e combate ao desperdício de alimentos através dos projetos sociais”, comentou.

Dados da pesquisa Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel 2014) mostram que apenas um quarto da população brasileira (24,1%) consome a quantidade de frutas e hortaliças recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em cinco ou mais dias da semana.

Nos últimos dias, três grupos visitaram a Central. Na terça-feira, 26 de maio, a Escola Estadual–E.E.“Eunice Ramos Navero”, localizada no bairro Parque Imperador, visitou a Central com 30 alunos do Ensino Fundamental.

Na quarta-feira, 27 de maio, 20 alunos do curso Técnico em Logística da Fundação Indaiatubana de Educação e Cultura (FIEC), excursionaram pela Ceasa. A última visita da semana aconteceu na sexta-feira, 29 de maio. 22 educandos, uma nutricionista, uma psicóloga pedagoga e uma estagiária do grupo TransformAção, parceiros do Patrulheiros de Campinas, acompanharam os visitantes.

Para a coordenadora do Banco de Alimentos, Bruna de Angelis, a iniciativa gera conhecimento nutricional e fortalece o espírito da caridade e não desperdício.  “Recebemos os visitantes liderados pelo sr. Francisco com uma breve explanação sobre o funcionamento do órgão para esclarecer sobre a importância da doação. Os alimentos coletados passam por triagem técnica e são entregues para 105 entidades”, comentou. 

Sobre o projeto ‘Visitas Monitoradas’

A coordenação do Programa de Visitas Monitoradas fica a cargo de Francisco Homero Marcondes. A visita é gratuita. As instituições de ensino ou interessadas em participar do Programa devem solicitar agendamento enviando um e-mail para o contato: francisco.marcondes@ceasacampinas.com.br.