Projeto de visitas monitoradas da Ceasa completa 1 ano de reativação

1433 pessoas em um ano. Esse foi o saldo de estudantes que participaram do projeto ‘Visita monitorada’ na Centrais de Abastecimento de Campinas (Ceasa), que completou um ano de reativação, no mês de maio, sob responsabilidade do assessor Francisco Homero Marcondes.
A ideia da visita é proporcionar aos estudantes contato com temas essenciais para a Central, como alimentação saudável e nutrição; logística, distribuição e transporte além dos projetos sociais e ambientais.
Os visitantes participam de uma apresentação da empresa no auditório, depois são encaminhados aos setores de interesse, como os mercados, as câmaras frias, a logística de transporte e embalagem, além dos programas sociais que funcionam na Ceasa como o Banco de Alimentos, a Alimentação Escolar, a ONG Instituto de Solidariedade para Programas de Alimentação, os espaços de inclusão digital e o trabalho de gestão de resíduos e a Cooperativa de Trabalhadores que realizam a coleta seletiva no entreposto.
Para Francisco, o projeto contribui para a formação acadêmica e pessoal dos alunos além de compartilhar preciosas informações sobre a empresa. “Muitas pessoas que não conheciam a Ceasa, passam a conhecer. As pessoas não imaginam que a Central possua um leque tão vasto de serviços, especialmente em relação aos programas sociais. Até o telecentro gera curiosidade, pois proporciona inclusão social aos frequentadores. Os visitantes saem com uma visão ampliada da instituição”, comenta.
Cinco visitas marcaram o mês de maio
A Centrais de Abastecimento de Campinas (Ceasa) recebeu nos últimos dias a visita de cinco grupos de estudantes. Na segunda-feira, cinco de maio, 15 alunos da Faculdade de geografia da PUC-Campinas visitaram a Central. “O objetivo da visita é conhecer o papel da Ceasa enquanto centro de distribuição, assim como os principais produtos, origem e destino dos mesmos”, explica o professor Mariano Dota.
No dia 6 de maio, 37 alunos acompanhados de quatro professores da EMEF Pe. Narciso Vieira Ehrenberg, estiveram presentes na Central.
“Nosso objetivo é estimular hábitos alimentares saudáveis nos alunos, conhecer a rotina do funcionamento da Ceasa, assim como a diversidade de frutas, legumes e verduras disponíveis para o consumo”, comenta Janey Silva, coordenadora da escola.
52 alunos do curso técnico em administração da FIEC Cepin de Indaiatuba visitaram o entreposto nos dias 8 e 13 de maio. Para o professor Ednilson Zanini, a visita possibilita enriquecer o conhecimento dos alunos do curso técnico através da visualização da prática e procedimentos utilizados junto ao mundo do trabalho. “A ideia é que eles conheçam todo o funcionamento logístico de uma empresa como a Ceasa. Muitos não sabiam o que era um pallet. Além de ser muito importante conhecer os projetos sociais desenvolvidos pela empresa”. O professor aproveitou a oportunidade para parabenizar o assessor Francisco pelas visitas. “O Sr. Francisco é um exemplo de planejamento logístico, pela pontualidade que recebe os visitantes e pela organização”, completa.
Para finalizar, 44 adolescentes da 7 e 8º série da Campanha Nacional das Escolas Comunitárias (CNEC) de Capivari, conhecerem a Central. Para o coordenador José Neto, a iniciativa vem de encontro ao tema que será foco de feira na instituição: agricultura familiar. “A visita a Ceasa possibilita amplo conhecimento para que os alunos desenvolvam projetos para a feira”.