Proximidade do Natal aumenta vendas de plantas e acessórios no Mercado de Flores

A proximidade das festividades de final de ano, especialmente o Natal, representa um crescimento nas vendas de flores, plantas e acessórios no Mercado Permanente de Flores e Plantas Ornamentais da Centrais de Abastecimento de Campinas (Ceasa).
Os dois produtos mais procurados no período, entre novembro e dezembro, são as tuias – mais conhecidos como pinheirinhos, utilizados para compor árvores de Natal - e a poinsétia, popularmente conhecida como bico de papagaio.
 
Para a gerente do Mercado, Ana Rita Pires Stenico, entre a segunda quinzena de novembro e o começo de dezembro, a venda de pinheiros representam 53% do total ofertado durante o ano.
 
Já a poinsétia, conta ela, é a mais procurada, tanto que nos mesmos meses há um aumento de 83% do volume ofertado durante todo ano. A planta é encontrada em tons de creme, salmão, branco e rosas claro e escuro. No entanto a mais comercializada é na cor vermelha. Também há uma variedade diferente em tom vermelho com detalhes em creme chamada red glitter.
 
 
Festas
 
Segundo a gerente da Ceasa nesta época do ano há um aumento na procura por flores em geral para presentes, decorações de estabelecimentos e de festas. “É um período de muitas confraternizações, formaturas e comemorações, além da demanda de decoração de Natal por lojas, empresas, bancos, hotéis e residências”, explica Ana Rita.
 
Outras opções em vasos bastante procuradas, conforme ela, são begônias, kalanchoes, calandivas, gérberas, azaleias, antúrios e bromélias, todas em tons vermelho e branco. As vendas de flores cortadas, comercializadas em maços, nestas cores, também são aquecidas. As mais demandadas são as rosas, alstroemérias, gérberas, cravos, cravinas, celósias além das folhagens para compor arranjos.
 
Acessórios
 
O Mercado de Flores da Ceasa Campinas também tem uma área de acessórios com diversos produtos para compor arranjos, decoração, paisagismo e outros. No setor há uma variedade grande de oferta de papéis, cestas, vasos e produtos em metal, vidro e cipó. "Nos acessórios calculamos um aumento de 24% de todo total ofertado entre novembro e dezembro", avalia Ana Rita.
 
Funcionamento
 
O Mercado de Flores da Ceasa-Campinas tem horários especiais para empresas e profissionais cadastrados e para o público em geral. Para os clientes cadastrados, o espaço abre as segundas e quintas-feiras, das 6h30 às 13h. Para o público em geral o funcionamento é as segundas e quintas-feiras, das 13h às 16h30; as terças, quartas e sextas-feiras, das 8h às 16h30 e aos sábados das 8h às 13h.