Receitas saudáveis são ensinadas em curso na Ceasa

 
Os cursos de alimentação saudável na cozinha do Serviço Social da Indústria (Sesi), instalada nas Centrais de Abastecimento de Campinas (Ceasa), tiveram início nesta terça-feira, 11 de junho. Esta semana o espaço recebe três turmas por dia, de terça a sexta-feira, e as aulas vão até 5 de julho.
O curso “Alimente-se bem, missão possível”, está ensinando dicas e preparos mais saudáveis principalmente para crianças e jovens. O “hambúrguer do mar” é uma receita que usa atum, aveia, salsinha com talos e farinha de mandioca e não é frito. Outro preparo diferente e saudável é o “cuscuz mix” que tem – entre outros ingredientes - mandioca, brócolis com talos e folhas, milho e tomate.
No “Alimente-se bem – hipertensão” – as receitas mostram como fazer substituições e reduzir o consumo de sal, o principal causador da doença. Exemplos destas receitas são o bolo de frutas - com banana, maça, aveia, açúcar mascavo e especiarias que auxiliam no combate à hipertensão como a noz moscada e a canela – e a salada com manjericão, erva que aumenta o fluxo sanguíneo ajudando a reduzir a pressão alta.
Os alunos também aprendem a fazer o gersal um tempero com 10% sal e 90% de gergelim que substitui o uso do sal de cozinha e tem baixo teor de sódio. No curso “Alimente-se bem” o foco é o aproveitamento integral dos alimentos. Uma das receitas desta semana é o bolo de hortaliças que aproveita sobras de arroz e utiliza alface e escarola. No beijinho sem leite condensado, a receita utiliza leite em pó e batata para a massa, tornando-a mais saudável.
Vagas
As aulas estão sendo ministradas pelas nutricionistas do Sesi, Graziela Rios Januário e Gláucia Eberson da Silva. São quatro temas de cursos com 10 horas de aulas cada um e 13 turmas no total. Na semana que vem haverá a continuação dos três cursos que já começaram e o início do “Alimente-se bem – terceira idade”, com receitas e conteúdo especialmente voltados para este público.
As turmas têm poucas vagas em aberto e, devido à grande procura, o Banco de Alimentos e o Sesi programaram uma nova turma nos dias 5, 12 e 19 de agosto, na cozinha experimental da Ceasa. Outras informações sobre o curso podem ser obtidas pelos telefones (19) 3746-1063 e 3746-1476. A Ceasa Campinas fica na rodovia Dom Pedro I, km 140,5, em Campinas/SP.
Aprovação
A dona de casa, Maria Ester Soane Paloni, veio de Americana (SP) para fazer o curso. “Achei interessante esta proposta de Ceasa de oferecer cursos de qualidade e com boas informações sobre saúde e alimentação”, comentou ela. A moradora do bairro vizinho à Ceasa, o San Matin, Maria das Dores Alves, também aproveitou a oportunidade. “Gosto de cozinhar e uso as receitas em casa para meu marido e netas”, contou.
Campanha
O curso do Sesi também integra uma Campanha de Incentivo ao Consumo de Frutas, Verduras e Legumes que a Ceasa Campinas está participando junto com outras centrais de Abastecimento do país. A atividade marca ainda a comemoração do aniversário do Banco Municipal de Alimentos de Campinas que está completando 10 anos.