Regina Casé grava programa na Ceasa

“Inventei esta matéria só para poder vir aqui”. Foi assim, com a espontaneidade conhecida do público em programas de TV que a atriz e apresentadora Regina Casé explicou porque resolveu gravar seu programa “Um pé de quê?” no Mercado de Flores da Centrais de Abastecimento de Campinas (Ceasa). A gravação aconteceu nesta quinta-feira, dia 13 de setembro.
 
O programa gravado na Ceasa Campinas será um especial de 2012 que vai mostrar o trabalho do pesquisador botânico Harri Lorenzi na catalogação e preservação das espécies da flora brasileira com a participação de outros cientistas e depoimentos paisagistas e naturalistas. Um dos enfoques será o papel dos pesquisadores na busca por novas espécies.
 
Na Ceasa, Regina andou pelos corredores do Mercado de Flores conversando com Harri e com um dos mais renomados arquitetos paisagistas do país, Benedito Abbud. Ela pedia explicação sobre as plantas que encontrava, as tendências em paisagismo, formas de cultivo e cuidados com as espécies.
 
A gravação mudou a rotina do Mercado de Flores e atraiu a atenção de quem frequenta e trabalha no espaço. Todos queriam tirar fotos e acompanhar a equipe. O box do permissionário Luis Benedito Barcher - produtor de variedades exóticas e proprietário do mais antigo viveiro do país, o Dierberger, que existe há 170 anos - foi escolhido para uma tomada especial. A apresentadora - uma apaixonada por plantas – já conhecia Barcher e o viveiro Dierberger.
 
“Quem gosta de planta tem o Mercado de Flores de Campinas como uma referência. Eu coleciono plantas, tenho esta tendência de colecionar e não saio dos lugares onde vou gravar com menos de 10 mudas”, contou Regina. O programa “Um pé de quê?” é uma oportunidade, segundo ela, de curtir esta paixão.
 
A apresentadora disse que para 2013 tem planos de fazer especiais sobre jardins botânicos e uma série sobre a caatinga. “Esta região é quase desconhecida no país e esconde um bioma de belezas incríveis”, contou.
 
Harri Lorenzi é um estudioso de plantas que abriu em 2011 um jardim botânico em Nova Odessa, o Plantarum. No local de 10 hectares ele tem a maior coleção de plantas brasileiras do país, com 3.700 espécies, inclusive variedades raras e já extintas na natureza. O jardim é aberto à visitação pública de quinta-feira a domingo.
 
Lorenzi também é autor de 26 livros sobre plantas e publicou o primeiro catálogo de plantas ornamentais do país. Ele disse que visita o Mercado de Flores da Ceasa Campinas pelo menos uma vez por mês porque tem que “acompanhar as novidades, se informar sobre o que está na moda”.
 
O arquiteto paisagista Benedito Abbud frequenta o Mercado de Flores da Ceasa-Campinas e diz que o espaço é uma referência no Brasil. “Meu trabalho é fazer projetos, mas preciso saber o que está acontecendo, o que e onde tem as plantas. Minhas visitas aqui são para esta troca de informação. Aqui é fácil chegar, é na rodovia e tem um acervo muito bom de plantas de jardim”, avaliou ele. Abbud acredita que as questões ambientais ajudaram a trazer a necessidade da vegetação no meio urbano, o que considera uma tendência.
 
Um pé de quê?
 
O programa “Um pé de quê?” é apresentado pela atriz Regina Casé e exibido semanalmente pelo Canal Futura, desde 2001. É voltado para o divulgação e conhecimento da rica flora brasileira e já exibiu mais de 150 programas sobre árvores e plantas do país, atingindo todos os biomas nacionais.
 
Ressalta ainda as facetas culturais e regionais do conhecimento botânico, sua importância histórica e científica. Tem também um perfil educativo e é utilizado como material didático em diversas escolas do país e tem na divulgação e na informação da riqueza da flora nacional para crianças e jovens uma de suas metas.
 
No ano passado “Um pé de quê?” lançou um site onde é possível pesquisar sobre mais de 200 espécies de árvores com muitas informações e explicações fáceis sobre como identificar as espécies. O site do programa é o www.umpedeque.com.br.
 
O programa gravado na Ceasa-Campinas tem previsão de ir ao ar no mês de outubro.