Romã: a fruta que simboliza abundância e felicidade

Com a proximidade do Réveillon, os comerciantes precisam reforçar os estoques de algumas frutas para atender aos supersticiosos. Romã é a campeã na procura. É amplo o repertório que faz decolar as vendas do comércio no final de ano. Desejando sorte ou apenas uma mesa mais bonita, os clientes da Centrais de Abastecimento de Campinas (Ceasa) rodam o mercado em busca da melhor oferta.

Segundo o técnico de mercado da Ceasa, Heitor Correa, o mês de dezembro representou um aumento aproximado de 100 % nas vendas da romã em relação ao resto do ano. “Durante os onze meses de 2015, por exemplo, foram ofertados 17.738 quilos da fruta. Só no mês de dezembro foram comercializados 3.219 quilos”, explicou.

Para o permissionário da Central, Michel Ramon de Camargo, no último mês do ano há um aumento considerável na procura. “Dezembro é o mês de maior venda de romã, por superstição ou tradição. Os consumidores não têm o hábito de consumir a fruta durante o ano”, explicou.

A fruta tem o seu interior subdividido por finas películas, que formam pequenas sementes possuidoras de uma polpa comestível. Pode ser utilizada como aperitivo, sobremesa ou transformada em suco. “O aumento no consumo de romã no final do ano se dá graças ás simpatias. O objetivo é algo que traga felicidades e dinheiro”, ressaltou Antônio Vieira, funcionário de um permissionário da Ceasa.

Segunda os supersticiosos, para atrair dinheiro é necessário comer sete partes de uma romã e guardar as sementes na carteira. O colaborador da Central, Marco Antonio da Silva, não põe fé na superstição, mas guardaria as sementes da fruta na carteira. “Não acredito, mas tudo é válido para um ano melhor”, comentou.

Funcionamento

O Mercado de Hortifrutigranjeiros da Ceasa Campinas tem alteração no funcionamento neste final de ano. Funciona de forma facultativa, até as 12h na quinta-feira, dia 31/12. Fica fechado na sexta-feira, dia 1º de janeiro. No sábado, dia 2, funciona de forma facultativa das 7h às 11h00. A partir de segunda-feira, 4 de janeiro, volta ao funcionamento normal.

 Serviço

O Mercado de Hortigranjeiros da Ceasa-Campinas movimenta mais de 60 mil toneladas de frutas, verduras e legumes por mês, o equivalente a cerca de R$ 95 milhões mensais. Numa área de 300 mil m2, o cliente encontra serviços de apoio completos como lojas de insumos e embalagens, plataformas de carga e descarga cobertas, galpões de beneficiamento, câmaras frias, acesso gratuito à internet, amplo estacionamento e depósitos.

São mais de 570 permissionários (comerciantes) em cerca de 830 lojas (boxes e pedras) que se destacam por garantir um mix completo do setor de hortaliças e frutas das comuns às mais exóticas, além de ovos, peixes, grãos, alimentos secos e cereais. Recebe cerca de 20 mil clientes vindos de todas as regiões do País. É responsável pelo abastecimento de mais de 500 municípios e recebe produtos de 700 localidades, inclusive do exterior, em especial dos Estados Unidos, países da América Latina e da Europa, da Nova Zelândia e da China.