Semana do Meio Ambiente: Ceasa recebe visita e palestra

A Centrais de Abastecimento de Campinas (Ceasa) recebeu nesta terça-feira, 4 de junho, duas atividades da Semana do Meio Ambiente (Semeia) da Prefeitura. Pela manhã um grupo da terceira idade participou de uma visita monitorada à empresa. Durante a tarde uma equipe da Secretaria Municipal de Saúde realizou uma palestra para trabalhadores da limpeza, manutenção e da Cooperativa Unidos na Vitória que funciona dentro da Ceasa.
O grupo da terceira idade – que faz parte do Programa Viva Mais da Prefeitura, no Parque das Águas - participou de uma apresentação sobre a Ceasa, seus mercados e suas ações sociais e ambientais, no auditório da Central. Depois percorreu o entreposto e conheceu a Cooperativa e o Mercado de Flores. A Cooperativa funciona dentro da Ceasa e tem cerca de 15 cooperados que fazem a  coleta seletiva e o reaproveitamento dos resíduos recicláveis do entreposto.
A operadora de caixa Edeliz Anubiental veio pela primeira vez na Ceasa. “Achei ótimo, fiquei conhecendo muita coisa, não sabia como funcionava uma Ceasa”, comentou. O casal Ana e Geraldo Bonon, gostou de conhecer a Cooperativa. “Reciclo o óleo, separo o lixo em casa para reciclagem. Acho muito importante este trabalho aqui da Ceasa que se preocupa com o meio ambiente”, comentou a dona de casa.
Saúde e meio ambiente
Na parte da tarde, às 14h30, profissionais da Divisão Regional de Saúde Norte – que integra a rede municipal de saúde de Campinas - ministraram palestra no auditório para os cooperados da Unidos na Vitória e funcionários que trabalham na Ceasa na limpeza e manutenção.
Foi apresentado um vídeo sobre a importância do trabalho dos catadores para a coleta seletiva e o meio ambiente. Também foram abordados os cuidados com a saúde dos trabalhadores da área operacional e de coleta seletiva como o uso de equipamentos de proteção individual (EPIs), a prevenção contra acidentes com animais peçonhentos e a vacinação.
As atividades da Semeia na Ceasa reuniram cerca de 70 participantes e contaram com a organização das assessorias da Central e o apoio do ambulatório médico que funciona no entreposto e da ONG Centro de Referência em Cooperativismo e Associativismo (CRCA).