Semana movimentada para o mercado de pescados

Esta semana que antecede a Páscoa é a mais movimentada do ano para o mercado de pescados da Centrais de Abastecimento de Campinas (Ceasa). Segundo os atacadistas de peixes da Central a procura por produtos como sardinha, bacalhau, salmão, entre outros, aumenta 20% no começo da semana e chega a crescer até 50% a partir de quarta-feira.

 

Para Carlos Henrique Escabelo, da Camarão & Cia, há sete anos no entreposto, essa semana já apresentou um aumento de 20% na venda, e a expectativa é que esse número cresça ainda mais. "Até sábado esperamos um aumento de mais 10 a 15% nos produtos para a data", conta. Segundo ele, a sardinha e o bacalhau já salgado são muito populares. "A oferta da sardinha este ano está muito boa, sua produção cresceu nesses últimos dias e por ser um produto popular, acaba regulando o mercado", explica.

 

Em comparação a 2008, Escabelo conta que a procura por pescados sofreu grande aumento. "A venda de peixes cresceu 60% em relação ao ano passado", revela. Isso porque, segundo ele, os produtos estão cada vez mais divulgados. "Além do motivo religioso, os brasileiros estão criando o hábito de consumi-los por serem leves, nutritivos e saudáveis", completa.

 

O diferencial da Camarão & Cia, são produtos congelados prontos: casquinha de siri, bolinho de camarão com catupiry e carne de siri. Além disso, a empresa conta com um kit de frutos do mar para a paella - tradicional prato espanhol -, que vem em saco plástico transparente e tempero e também um kit caldeirada com receita e modo de preparo.

 

Outro atacadista de peixes animado é Cláudio Tulli, da Direto do Mar. Segundo ele, as vendas já cresceram 20% devem ampliar mais 30% até quarta-feira e os produtos mais procurados em seu estabelecimento são o bacalhau do porto e o salmão. "Pretendemos ampliar até cinco vezes o volume comercializado, chegando a comercializar 30 toneladas de produtos", calcula. Em 2008, Tulli conta que vendeu cerca de 30% a menos do que esse ano. "Isso porque a procura por peixes está aumentando a cada ano", explica. O atacadista da Ceasa acredita que essa elevação na procura e no consumo se dá pela maior divulgação dos produtos.

 

A Direto do Mar, na Central desde abril de 2008, conta com peixe fresco todos os dias, das 7h às 15h. Os produtos são da própria empresa, vindos de Santa Catarina - de cativeiros e de importação. Além de toda variedade de peixes, crustáceos e frutos do mar ofertadas, pode-se encontrar no estabelecimento bacalhau fresco e camarão Santana, uma espécie que vem da Argentina e sobe até o litoral sul do Brasil. Também é possível encomendar ostras vivas.

 

Funcionamento

 

O Mercado de Hortifrutis e Pescados da Ceasa-Campinas vai funcionar normalmente no feriado de sexta-feira, dia 10 de abril, e no sábado, dia 11. O horário normal do Mercado é às segundas, quartas e sextas-feiras, das 5h às 15h; terças e quintas-feiras, das 7h às 16h e sábados, das 7h às 12h.

 

Serviço

 

O mercado da Ceasa-Campinas conta com a linha completa de frutos do mar, crustáceos e peixes de água doce e salgada, frescos e congelados. Os principais de água doce são tilápia, pintado, pacu, lambari, corimba, piapara, dourado, jaú, filhote, gurijuba, dourada, aruanã e truta. De água do mar há sardinha, atum, abadejo, linguado, cação, meca, dourado do mar, pargo, merluza, porquinho, vieira, tainha, cavalinha, espada, corvina, abrotea (bacalhau nacional), pescada branca, pescada amarela, salmão, robalo, namorado e vermelho. Frutos do mar são crustáceos como mexilhão, vôlgole, polvo, lula, camarão, caranguejo, lagosta e siri.