Seminário do Ibraflor define agenda de ações do setor de flores

Capacitação, informação, marketing, legislação e logística. Estes foram os cinco pontos considerados fundamentais para o avanço da cadeia de produção e comercialização de flores e plantas ornamentais no Brasil durante o Seminário do Instituto Brasileiro de Floricultura (Ibraflor). O evento aconteceu no dia 21 de novembro, em Holambra (SP), e reuniu 44 lideranças do setor dos estados de São Paulo, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Ceará, Rio de Janeiro e do Distrito Federal.
 
A gerente do Mercado de Flores da Ceasa-Campinas, Ana Rita Pires Stenico, participou do Seminário e destacou a importância da atividade. “Foi um evento expressivo com representantes de produtores e de câmaras setoriais dos estados, de mercados atacadistas e de entidades representativas. Todos unidos com um objetivo central: profissionalizar e ampliar o mercado de flores e plantas ornamentais no país”, comentou ela. Diretores da Associação que representa os permissionários do Mercado de Flores da Ceasa-Campinas - a Aproccamp - também participaram.
 
No Seminário foram debatidos os principais gargalos do setor e proposta a formação de cinco equipes. Cada uma vai trabalhar os principais pontos destacados a partir de uma agenda para 2013 que será divulgada em 20 dias.
 
O primeiro grupo vai atuar nas informações, organizando e atualizando os dados do setor de maneira oficial. A equipe dois vai trabalhar na questão da capacitação da mão de obra e das empresas que atuam no setor. Outro ponto que será trabalhado pelo grupo três é a legislação, reunir o que existe e apresentar propostas de necessidades neste campo. Marketing voltado para o consumidor e logística são os temas sobre os quais irão se debruçar as outras duas equipes de trabalho.