Sesi realiza capacitação de cozinheiras da alimentação escolar

Preparar receitas com uso equilibrado de sal, açúcar e gordura como forma de prevenir e combater doenças não transmissíveis como obesidade, pressão alta e diabetes. Esta é a proposta do curso técnico que nutricionistas do Serviço Social da Indústria (Sesi) oferecem nesta terça-feira, dia 12 de junho, às 13h30, para as cozinheiras do Programa Municipal de Alimentação Escolar de Campinas.
 
O curso acontece na cozinha experimental do Departamento de Alimentação Escolar que funciona na Centrais de Abastecimento de Campinas (Ceasa). Participam 31 profissionais de naves-mães, Centro de Educação Infantil Municipal de Ensino Infantil (Cemeis) e Escolas Municipais de Ensino Infantil (Emeis). Elas serão agentes multiplicadoras das informações.
 
Com 10 horas de aulas, o curso é divido em três módulos. O primeiro aconteceu no dia 6 de junho. As profissionais que participarem de todos eles recebem certificado. A atividade é uma parceria da Ceasa com o Sesi e será oferecido para cinco grupos de cozinheiras da merenda escolar, de junho a outubro deste ano. Em 2013 serão abertas novas turmas.
 
Segundo a coordenadora do Departamento de Alimentação Escolar da Ceasa, Maria Helena Antonicelli, o objetivo é oferecer uma educação nutricional para as cozinheiras. “Conhecendo mais profundamente sobre as doenças e formas de preparo mais saudáveis, elas terão condições de aprimorar o trabalho nas escolas”, explicou. Segundo ela este trabalho é cada vez mais fundamental, pois tem aumentado o número de pessoas acima do peso adequado, inclusive crianças, o que desencadeia diversos problemas crônicos de saúde.
 
Banco de Alimentos
 
Também vão realizar o curso as cozinheiras que trabalham nas entidades assistenciais de Campinas e que são atendidas pelo Banco Municipal de Alimentos. O primeiro grupo participa de aulas nos dias 14, 21 e 28 de junho, das 13h30 às 16h30, na cozinha experimental da Alimentação Escolar na Ceasa.