Sipat da Ceasa debate saúde e prevenção de acidentes

“É um momento para os trabalhadores da Ceasa refletirem sobre sua saúde e s para garantirmos um entreposto cada vez mais seguro a todos os usuários”. Esta foi a declaração do presidente da Ceasa-Campinas, Sérgio Luiz Juliano, na abertura da Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (Sipat) na empresa, ao falar sobre a importância do evento.
 
A Semana foi organizada pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) da Central e contou com apoio de alguns funcionários e da diretoria da empresa.  Os trabalhadores da administração da Central puderam participar de palestras sobre vários temas, no auditório da Central, de 26 a 30 de novembro.
 
Na avaliação do técnico de segurança do trabalho da Ceasa, Ivan Souza, a atividade foi um avanço. “Segurança e saúde são a base da vida das pessoas e nas empresas não é diferente. Por isso, todas as ações neste sentido são importantes, pois a informação e orientação são fundamentais no trabalho preventivo”, comentou.
 
O presidente da Cipa, Fábio Matos, ressaltou a diversidade da Semana. “Conseguimos proporcionar esclarecimentos sobre temas diversos e esperamos no próximo ano poder atingir um número maior ainda de funcionários”, disse.
 
Na segunda-feira, primeiro dia da Sipat, a diretoria da empresa fez a abertura oficial e em seguida o palestrante Pietro Lopes, do grupo Saúde e Vida, fez uma apresentação sobre saúde bucal. No dia 27, dois médicos ministraram palestras: às 10h, Dr. José Marcelo Morelli falou a respeito de hipertensão e às 14h o tema foi patologias da coluna, com Dr. Nélson de Camargo Lima Júnior.
 
O técnico de segurança no trabalho da Ceasa, Ivan Souza, abordou a importância da prevenção para evitar acidentes de trabalho em apresentações na quarta-feira, dia 28, em dois horários: às 10h e às 14h.
 
Doenças sexualmente transmissíveis e primeiros socorros foram os temas das palestras dos médicos Eduardo Fernandes Oliveira e Ronaldo Ribeiro de Melo, respectivamente, ambas no dia 29. A primeira palestra acontece às 10h e a segunda às 13h.
 
No último dia da Sipat foi oferecido um café da manhã com frutas e em seguida os técnicos da Empresa Municipal para o Desenvolvimento de Campinas (Emdec) falaram sobre mobilidade urbana e deram dicas de como evitar acidentes no trânsito.
 
A programação foi voltada aos funcionários da administração da Ceasa-Campinas. Os participantes receberam de brinde um extensor de crachá e participaram de sorteio de camisetas.