Sipat discute educação financeira e combate a incêndio no terceiro ciclo de palestras

“Dinheiro é um instrumento para se conquistar as coisas boas da vida”. Esta foi a declaração inicial do economista José Homero Adabo, palestrante do terceiro dia da Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (Sipat) da Centrais de Abastecimento de Campinas, a Ceasa, ao falar sobre o tema educação financeira, nesta quarta-feira, 16 de outubro.
 
Na avaliação do economista, a participação na Sipat tem como objetivo despertar no colaborador a percepção e consciência crítica de que a vida financeira não é um transtorno. “Ela só precisa ser bem administrada”, completa. Ainda nesta quarta-feira, Ana Paula Bernardes Guimarães, que atua na área de segurança do trabalho na Ceasa, falou sobre combate a incêndios.
 
Segundo Ivan de Souza, presidente da Cipa, além dos temas tradicionais a Sipat deste ano propõe discussões atuais.  “Estamos trabalhando assuntos que veem de encontro com as necessidades que observamos. As palestras são de ótima qualidade e feitas de forma voluntária. São profissionais dispostos a nos ajudar nesse trabalho”, comenta.
 
Câncer ginecológico e de próstata serão os assuntos discutidos por médicos da Unimed Campinas no quarto dia da Sipat, nesta quinta-feira, 17 de outubro, às 9h e às 14h30. Eles vão lembrar as campanhas que acontecem este mês chamadas “outubro rosa” e “outubro azul”, alertando sobre os cuidados para prevenir e diagnosticar precocemente a doença.
 
No último dia da Sipat, 18 de outubro, o presidente da Cipa fará uma palestra sobre sustentabilidade, mostrando a importância do modelo sustentável de produção e de vida para a garantia do futuro e do bem estar da humanidade e do planeta.
 
Primeiros dias
 
Na abertura, dia 14 de outubro, a Sipat recebeu uma apresentação do Coral de Libras da Prefeitura de Paulínia (SP) e uma palestra sobre educação ambiental com Cristiano Krepsky, da Fundação José Pedro de Oliveira, que administra a Mata Santa Genebra.
 
Na terça-feira, dia 15 de setembro, segundo dia, foram abordados dois temas. O médico cardiologista, Fernando Ganzarolli falou sobre qualidade de vida. Odenise Bellini, professora de educação física do Sesc, tratou de práticas de esporte e fez dinâmicas de grupo com atividades de correção postural e reflexologia com os participantes.
 
O evento é organizado pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) da Ceasa com apoio da administração da Central e acontece no auditório da empresa, de 14 a 18 de outubro.