Solo e alimentos regionais são debatidos no Dia Mundial da Alimentação

O encontro da rede de segurança alimentar em Campinas, pela educação nutricional, alimentação saudável, contra a fome e o desperdício de alimentos, movimentou o auditório Monsenhor Salim, da Puccamp II, na última terça-feira, dia 20 de outubro. O evento marcou o Dia Mundial da Alimentação criou um espaço de diálogo e de referência sobre preservação dos solos e alimentos regionais.

O primeiro palestrante do dia foi o Dr. Evaristo Eduardo de Miranda, da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). O pesquisador compartilhou conhecimento sobre preservação de solo e falou sobre a importância da tecnologia na agricultura. “60% da renda dos agricultores se explica pelo uso da tecnologia. Essa tecnologia permite produzir mais, no mesmo lugar; além disso, faz com que tenhamos alimentos cada vez mais sadios. Por exemplo, papaia multivitamínico, alface rico em ácido fólico, ou seja, produtos novos que contribuem para que as pessoas comprem do produtor, e não da farmácia”, comentou.

A segunda palestrante foi a Dra. Denise Baldan, da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI), exemplificando sobre espécies de plantas rústicas que possuem alto valor nutricional e nascem em qualquer jardim. “Existem alimentos que deixamos de consumir por não possuir valor comercial, e que poderiam ser cultivados no quintal da residência para posterior colheita. A população, na sua maioria, preferia adotar uma alimentação ultra processada. É comum, hoje em dia, encontramos idosos mais saudáveis do que crianças. Precisamos resgatar antigos hábitos”.

“Temos que proteger o solo pois tiramos dele o alimento para a planta”, finalizou o produtor Antônio Cabral.

Oficinas vespertinas

No período da tarde, foram realizadas três oficinas simultaneamente.

I - "Compostagem prática" - Uma maneira simples de transformar resíduos da cozinha em adubo para plantas, sob coordenação de Julia Pallandi - Pedagoga

II - “SIM, É DE COMER!” -  ministrada pela nutricionista da CATI, dra. Denise Baldan

III - “Hortiescolha - Programa de apoio aos serviços de alimentação para escolha, aquisição e controle de qualidade de frutas e hortaliças in natura” – sob coordenação de Fabiane Mendes da Camara, Engenheira de Alimentos da Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo – CEAGESP.

Confira as fotos das palestras e das oficinas:

https://www.flickr.com/photos/123602490@N05/albums