Trabalho dos estagiários do Banco de Alimentos beneficia entidades

A atuação dos estagiários do curso de nutrição no Banco Municipal de Alimentos de Campinas tem ajudado a melhorar a realidade da segurança alimentar de muitas entidades assistenciais de Campinas. No Centro Promocional Tia Ileide (CPTI), uma das instituições atendidas pelo Banco de Alimentos, a estudante do último ano de nutrição da Unip, Mariângela de Oliveira, realizou uma oficina na quinta-feira, dia 4 de setembro.
 
De forma lúdica, ela explicou às crianças do agrupamento de 6 a 9 anos de idade a função de cada grupo de alimentos no organismo humano e a importância para a saúde de comer todos eles de maneira equilibrada. Ela também falou sobre o papel da água que além de vital ajuda a transportar nutrientes e oxigênio para todo o corpo.
 
Depois as crianças realizaram uma atividade prática. Com cola e um prato de papel elas usaram arroz e feijão crus, carnes e verduras representadas por recortes de papel para “montar” uma refeição equilibrada.
 
“Desde de que as estagiárias vieram melhorou muito a alimentação das crianças. Elas já aprenderam sobre a pirâmide alimentar, o aparelho digestivo e agora o prato saudável. Por isso, elas começaram a comer mais salada e frutas”, relata a educadora, Cássia Regina Oliveira de Souza.
 
Benefícios
 
Segundo a nutricionista do Banco de Alimentos, Bruna Saleh de Angelis, o Banco recebe cerca de seis estagiários , da Unip e da Unicamp,  a cada três meses e o trabalho deles ajuda muito. “As atividades de educação nutricional são muito importantes. Em todas as entidades que atuamos fazemos uma avaliação antropométrica, pesando e medindo as crianças, e constatamos muitos casos de excesso de peso”, explica.
 
Bruna conta que os estagiários também auxiliam em ações de educação alimentar com os funcionários do Banco e nas orientações para evitar desperdício de alimentos no carregamento e descarga de produtos. Eles atuam ainda nas campanhas de doação de alimentos e como apoio nos cursos do Banco de Alimentos em parceria com o Sesi.
 
Este mês os estagiários vão realizar oficinas na Legião da Boa Vontade (LBV) e no Lar da Criança Feliz. No Lar as crianças vão fazer uma massa de pizza integral e um doce de cenoura.