Treinamento de prevenção à dengue é realizado para colaboradores terceirizados da Ceasa Campinas

Foi realizado nas dependências do entreposto campineiro, um treinamento de prevenção à dengue para os funcionários da empresa Alternativa, que são lotados na Ceasa.  A iniciativa se refere ao enfrentamento e à prevenção da dengue, além dos novos vírus Chikungunya e Zika.

O objetivo foi orientar os participantes para que façam a manutenção correta do local diariamente, contribuindo para o combate da proliferação do mosquito.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Os palestrantes - Paulo Henrique da Silva e Helir Valeriano Pereira, ambos Técnicos de Segurança do Trabalho, apresentaram orientações a respeito das condutas e procedimentos a serem adotados no trabalho de batalha ao mosquito e salientaram que para o sucesso do trabalho, é necessário também que toda a população contribua, cuidando sempre dos terrenos baldios, evitando o acúmulo de água em pneus, garrafas pets e vasos de plantas. Com a ação de todos, é possível exterminar esse mosquito.” Frisou -  Paulo Henrique.

O Técnico de Segurança do Trabalho – Helir Valeriano, explicou que, em períodos de chuvas fortes e constantes, a água lava os criadouros e minimiza o desenvolvimento das larvas. No entanto, alerta: "A dengue é transmissível durante todo o ano, mas o número de casos aumenta nos meses de abril e de maio, quando é preciso redobrar os cuidados com a prevenção."

Todos devem contribuir no controle da dengue, eliminando os criadouros do Aedes aegypti, da seguinte maneira:

·         cobrindo ou furando pneus;

·         usando areia grossa em pratos de vasos de flores;

·         ensacando e jogando no lixo vasilhames que possam acumular água;

·         virando de boca para baixo garrafas vazias;

·         tampando as caixas de água, etc.

 

Sintomas: a dengue possui sintomas que muitas vezes se confundem com outras doenças como a gripe, mas sem coriza ou resfriado: febre alta -  fraqueza e prostração -  dor no corpo nas juntas – dor de cabeça  e dor no fundo dos olhos. 

Havendo suspeita de dengue, a pessoa deve procurar um pronto-atendimento ou pronto-socorro no mesmo dia. Caso a pessoa esteja especialmente mal, deve procurar o pronto-socorro imediatamente, e relatar isso para o(a) enfermeiro(a) responsável pela avaliação inicial.