Varejão da Ceasa começa a funcionar neste sábado

 

Será inaugurado neste sábado, dia 29 de junho, o Varejão FLV da Centrais de Abastecimento de Campinas (Ceasa) aberto à população em geral. O espaço funcionará todos os sábados, das 8h às 13h, em uma plataforma coberta do Mercado de Flores do entreposto, onde hoje não há atividades no final de semana.

Inicialmente, haverá 17 bancas de permissionários da Central onde serão vendidos legumes, verduras, frutas, ovos e grãos em unidades de varejo – ou seja, por quilo ou em pequenas embalagens, diferente do comércio atacadista tradicional da Central. Também haverá uma barraca de pastel e, futuramente, a intenção é ofertar artesanato e produtos de pequenos produtores rurais da cidade e da região.
Na inauguração oito nutricionistas da Ceasa vão oferecer orientação nutricional de graça aos interessados através de uma pirâmide alimentar que ensina a forma equilibrada de consumir todos os grupos de alimentos. Além da população em geral, o grande público do Mercado de Flores que já visita a Ceasa aos sábados, estimado em cerca de 5 mil pessoas, vai poder aproveitar o Varejão. O espaço vai funcionar de forma experimental até dezembro para medir a adesão e adequar o modelo.
“Esta é uma das ações que estamos realizando para facilitar o acesso e incentivar a população a consumir mais frutas, verduras e legumes”, considerou o presidente da Ceasa Campinas, Mário Dino Gadioli. Segundo ele, o consumo médio atual de hortifrútis pela população brasileira é menos da metade dos 400 gramas diários recomendados pelos órgãos de saúde. A iniciativa faz parte também de uma campanha nacional de incentivo ao consumo de hortifrútis promovida pelas ceasas do país junto com outros órgãos.
A Campanha Nacional, conta Gadioli, visa melhorar a alimentação da população ampliando o acesso e o consumo de hortifrútis. Em sua primeira etapa – nos meses de abril e maio - a Campanha foi direcionada ao público interno das ceasas com orientações sobre a importância do uso de embalagens adequadas, rotulagem dos produtos, redução do desperdício, etc. A segunda etapa é voltada à população.

 

As 17 empresas permissionárias da Ceasa que vão iniciar o Varejão são: Alfa Citrus, Benassi, Campo Vitória, CC Campos Rocha, Cemil, Comercial Horto Frut, Cucculi, Comercial Roberto Moreno, Dan Agro Comercial, Irmãos Gabetta, MCO Comércio de Frutas, Nacional Hortifruti, Paulo Tedrus, Petris Alves, Previtali Martins, Ramos & Fabris e Zé Amparo Hortifruti.