Varejão da Ceasa completa 3 meses e passa a vender peixes e frutos do mar

O Varejão FLV da Centrais de Abastecimento de Campinas (Ceasa) está completando, esta semana, três meses de funcionamento com uma novidade. O espaço ampliou o mix de produtos ofertados e, agora, conta também com peixe.
O permissionário da Ceasa, Flávio Maeda, que atua há mais de 20 anos na Central está à frente da empreitada. “Estou com uma boa expectativa. Trouxe para o Varejão peixes de primeira e todos frescos. Trabalhamos com todo o setor: frutos do mar, crustáceos e peixes de água doce e salgada”, contou o comerciante.
Os mais procurados, segundo Maeda, são salmão, linguado, pescada branca, sardinha, cação, merluza e tilápia. Ele também trabalha com pintado, pacu, piapara e truta. Da água do mar há atum, abadejo, meca, tainha, cavalinha, corvina, abrotea (bacalhau nacional), robalo, namorado e vermelho. Maeda vende ainda frutos do mar e crustáceos, como mexilhão, vôngole, polvo, lula e camarão.
Segundo a nutricionista e gerente da alimentação escolar da Ceasa, Maria Helena Antonicelli, o peixe é um alimento muito saudável que não pode faltar no cardápio. “É fonte de proteínas de fácil digestão, tem minerais e vitaminas, baixa taxa de gordura e é rico em uma substância chamada ômega, que ajuda a manter a saúde do coração”, explica ela.
Variedade
A grande variedade e a qualidade dos produtos chamam a atenção dos clientes do Varejão da Ceasa. “Achei ótimo, já vinha no Mercado de Flores e agora aproveito para comprar peixe. Já estive várias vezes. O produto aqui é melhor e o preço é ótimo”, avalia a dona de casa Janira Paes Leme.
Além da quantidade de frutas, verduras e legumes, o Varejão oferta queijos, conservas, doces de frutas em compota, temperos, pimentas, cogumelos, aspargos frescos, grãos, água de coco, o tradicional pastel de feira e até frutas menos conhecidas como mangostim, decopom e physalys.
Sucesso
O presidente da Ceasa, Mário Dino Gadioli, avalia que o primeiro trimestre mostrou o acerto da iniciativa. “O principal objetivo do Varejão FLV da Ceasa é servir de incentivo, ser um propulsor para que as pessoas comam mais frutas, verduras e legumes, que se alimentem melhor e tenham mais saúde. A população aderiu, recebemos uma média de 5 mil pessoas todos os sábados”, comemora.
Conforme o presidente, a atividade também faz parte de uma campanha nacional de incentivo ao consumo de hortifrútis promovida pelas ceasas do país junto com outros órgãos. O consumo médio atual de hortifrútis pela população brasileira é menos da metade dos 400 gramas diários recomendados pelos órgãos de saúde.
Enquanto isso, quase metade da população está acima do peso - o que contribui significativamente para a ampliação das doenças crônicas não transmissíveis, como diabetes, hipertensão e males do coração.
O Varejão FLV da Ceasa Campinas funciona todos os sábados, das 8h às 13h, numa área do Mercado de Flores que fica vaga nos finais de semana. A Ceasa Campinas fica na rodovia D. Pedro I, km 140,5, em Campinas.