Vereadores de Campinas visitam a Ceasa

A Centrais de Abastecimento de Campinas (Ceasa) recebeu nesta terça-feira, dia 12 de junho, a visita de vereadores da Câmara Municipal de Campinas. Eles vieram participar de uma apresentação sobre a empresa e os programas sociais e de segurança alimentar desenvolvidos no entreposto em parceria com a Prefeitura e os permissionários.
“Seguindo a orientação do prefeito Pedro Serafim, queremos estreitar esta relação com a Câmara e a transparência para que os vereadores possam conhecer e acompanhar em detalhes a Ceasa e os trabalhos aqui desenvolvidos”, explicou o presidente da empresa, Sérgio Luiz Juliano. Também participaram da atividade os secretários municipais de Educação, Carlos Roberto Cecílio e de Cidadania, Assistência e Inclusão Social, Dimas Alcides Gonçalves.  
Os parlamentares foram recebidos com uma degustação de pratos que fazem parte do cardápio da merenda escolar da cidade: bolo de cenoura com mousse de chocolate com abacate, torta de legumes, cuscuz de sardinha e espetinho de frutas. Também foram servidos sucos integrais, sem açúcar e sem conservantes, vindos da agricultura familiar - alguns dos produtos que estão sendo adquiridos pela Prefeitura e que vão passar a compor o cardápio da alimentação escolar da cidade.
Na sequência o presidente abriu o evento no auditório da empresa destacando as principais ações que estão sendo desenvolvidas. Ele citou os programas de segurança alimentar, a ampliação das parcerias e o novo Plano de Gestão de Resíduos Sólidos. Juliano destacou também o Plano Nacional de Abastecimento (PNA) que está sendo elaborado pelas ceasas de todo país para modernizar e revigorar o setor. O Plano foi entregue na semana passada ao Ministério da Agricultura e será discutido com a presidente Dilma Rousseff.
O secretário de Cidadania fez uma explanação sobre a história das ceasas destacando as particularidades da Central campineira. “A Ceasa Campinas é modelo e é diferente das outras. Ela atua como um órgão executivo e tem tradição nas ações de segurança alimentar”. Ele falou da importância da parceria com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) - que vai dobrar o envio de produtos da agricultura familiar à cidade - e da eficiência dos programas de segurança alimentar de Campinas. “O Banco de Alimentos é modelo, a merenda é modelo, o ISA (ONG dos permissionários da Ceasa) é modelo nacional”, avaliou.
Para o secretário de Educação a parceria com a Ceasa na merenda é muito positiva. Ele relatou que como delegado de ensino é testemunha da má-qualidade da alimentação escolar nas décadas de 80 e 90. “Eram produtos industrializados, pão e bolacha. Comparado com o que temos hoje é uma evolução extraordinária”, disse. Ele ainda enfatizou a agilidade da Central na operacionalização do Programa, em especial nas licitações de gêneros e serviços. Cecílio explicou aos vereadores alguns projetos de lei que estão em tramitação na Câmara e que se referem à Secretaria de Educação.
Estavam presentes na visita os vereadores Thiago Ferrari – que é presidente da Câmara, Paulo Oya, Arly de Lara Romeo e representantes dos parlamentares Cidão Santos, Dário Saadi e Sebastião dos Santos. Também participaram os diretores da Ceasa Hélio Roberto Castro e Claudinei Barbosa; os gerentes do Departamento de Alimentação Escolar e do Mercado de Flores, Jorge Eduardo Júlio e Ana Rita Pires Stenico; a coordenadora e a nutricionista do Banco de Alimentos, Tânia Mara Evaristo Moumeso e Bruna Saleh de Angelis, além de nutricionistas da Central.
Aprovação
O presidente da Câmara, Thiago Ferrari, parabenizou a iniciativa da Ceasa e manifestou sua aprovação. “Muito importante esta sintonia e trabalho conjunto dos três órgãos – Ceasa, Assistência e Educação – e eu incluiria ainda a secretaria de Trabalho e Renda. O caminho é esse, partir de uma política de sobrevivência para uma política de inserção social. Parabenizo os funcionários da Ceasa e todos que colaboram para realizar estes trabalhos que foram expostos”, disse.
O vereador Arly de Lara Romeo propôs que a Ceasa faça esta exposição na Câmara e aprovou a atividade. “É importante criar este hábito, esta aproximação com a casa do povo, que é a Câmara Municipal”, disse. Ele contou que está estudando a apresentação de um projeto para obrigar as escolas públicas e particulares e oferecerem aulas, palestras e campanhas de educação nutricional e para proibir produtos que não são saudáveis nas cantinas escolares.
Mercados e papel social
No final do evento a nutricionista e coordenadora do Departamento de Alimentação Escolar da Ceasa, Maria Helena Antonicelli, fez uma apresentação sobre os mercados de Flores e de Hortifrutis e os programas sociais, ambientais e de segurança alimentar alicerçados no entreposto. Foi destacado que a Ceasa é a quarta do