Virada do ano aumenta procura por flores brancas

Na véspera do novo ano, é grande a procura por espécies de cor branca no Mercado de Flores da Centrais de Abastecimento de Campinas (Ceasa). As preferidas para a ocasião são as orquídea Phalaenópsis, rosas e palmas, segundo Fábio Pascuini Frainer, coordenador do Mercado.

Para José Terto da Silva, funcionário de um permissionário da Central, o aumento se justifica porque algumas cores tem um significado subentendido. “O branco é determinante de paz e harmonia; O amarelo, representa poder financeiro, fartura, abundância, o ouro”, comentou.

Flores para decoração

Rosineide Gomes, funcionária de permissionário, ressalta que a beleza da orquídea pode ser um artigo de decoração fascinante. “A orquídea colocada dentro de taças, pode trazer um toque criativo e sofisticado à comemoração. Símbolos do amor e da beleza, as brancas combinam com o clima de renovação que perpassa o Ano-Novo”, completou.

Além da beleza, a durabilidade é outro atrativo da flor que conquista os consumidores. De acordo com a permissionária Carina Miyake, os consumidores preferem as orquídeas porque duram mais do que as flores de corte, especialmente no calor. “Dependendo dos cuidados, uma orquídea pode durar de 1 a 4 meses. Além do branco, a cor amarela também é muito requisitada”, explicou.

Há um aumento também na procura por rosas brancas e palmas. “As rosas brancas têm um aumento de aproximadamente 60% nessa época do ano. Normalmente, vendemos 40 maços por semana. Nessa época, 65. A palma compõe arranjo de oferendas; dezembro é o mês de maior procura”, comentou.

Serviço

 O Mercado de Flores da Ceasa Campinas é responsável pela distribuição de 40% das flores e plantas ornamentais do setor atacadista do país. São 100 mil m² com opções completas do setor: conta com mais de 20 mil itens de flores cortadas e em vasos; plantas ornamentais, forrações, mudas diversas e frutíferas, além de outros 5 mil produtos de acessórios para decoração, eventos, paisagismo e acabamento de arranjos e cestas. O Mercado movimenta uma média de 6 mil toneladas por mês tem mais de 11 mil clientes cadastrados como paisagistas, arquitetos, hotéis, decoradores, empresários, supermercados, floriculturas, etc. Recebe mais de 30 mil pessoas mensalmente abastecendo as cinco regiões do País.