Visita técnica e emoção marcam formatura do curso floristas

Trinta alunos do 3º Curso Técnico de Floristas, oferecido pela Ceasa Campinas e pela Associação dos Produtores e Comerciantes da Ceasa de Campinas (Aprocamp), receberam seus diplomas de floristas na última quarta-feira, dia 25 de julho, em uma cerimônia marcada pela emoção.

Na primeira parada, o grupo conheceu a Fazenda Dallas do Grupo Reijers, maior produtor de rosas de corte do Brasil. A fazenda possui 250 colaboradores trabalhando em uma área de 25 hectares de cultivo protegido (em estufa) de rosas de corte, e chega a produzir no verão, época de alta temporada, 100 mil hastes por dia.

De acordo com a professoras de arte floral, Tânia Santos, os alunos ficaram impressionados com o tamanho da produção e todo o trabalho que envolve o cultivo das rosas. “Nosso mercado é formado por mão de obra e essa mão de obra tem que dar valor à matéria-prima com que eles trabalham. Eles têm que ter noção de quanto custa cada flor e todo invertimento que o produtor faz para que a gente receba na loja um produto de qualidade”, afirma a professora.

 

 

Na sequência, os formandos visitaram o Sítio Lagoa Dourada, propriedade do produtor Petrus Jacobus de Wit, o Pedrinho, que faz o cultivo protegido de boca-de-leão e astromélias. A propriedade emprega 140 pessoas e vende sua produção por meio da Cooperativa de produtores Cooperflora, que atua na Ceasa Campinas.
 
Ainda no Sítio Lagoa Dourada, o grupo terminou o passeio com um almoço, oferecido pelos patrocinadores do curso. No local também aconteceu a cerimônia de entrega de diplomas, marcada por muita emoção.
 
“Tenho a intenção de abrir uma floricultura. Já tenho o espaço e estou começando a providenciar tudo que é preciso para abrir. Já peguei um trabalho como voluntária, vou fazer um casamento comunitário. Vai ser meu primeiro trabalho como florista e quero me dedicar o máximo possível para fazer o trabalho mais excelente possível, porque essa vai ser a porta de entrada para esse universo”, contou a florista recém-formada, Gislene Cardoso Salvi.
 
Devido ao grande sucesso do curso, que aconteceu uma vez por ano nas edições anteriores, este ano terá a próxima edição em agosto, com vagas limitadas. Os interessados podem obter mais informações na Ceasa Campinas, pelo telefone (19) 3746-1608.
 
Escassez de mão de obra
 
O curso foi pensado para oferecer oportunidade de trabalho e mão de obra técnica para um mercado em expansão e que carece de profissionais especializados em arte floral. O diferencial é sua carga horária, que permite um aprofundamento nos temas abordados e a prática de todas as técnicas com uma formação especializada.
 
Ministrado por duas das mais conceituadas e experientes designers florais atuais, o curso traz a professora de arte floral Léo Mendes - formada pela Escola Ibero-Americana de Arte Floral, na Espanha, e com especialização em vários países da Europa e América Latina - e Tânia Santos, membro da Academia Brasileira de Artistas Florais (Abaf) e com ampla formação no Brasil e no exterior. Ambas ministram cursos por todo país.
 
A iniciativa é fruto da parceria entre a Ceasa e a Associação dos Produtores e Comerciantes do Mercado de Flores de Campinas (Aproccamp) - entidade que representa os atacadistas do Mercado de Flores da empresa – e as professoras de arte floral Tânia Santos e Léo Mendes. O objetivo é oferecer oportunidade de trabalho e mão de obra técnica para um mercado em expansão e que carece de profissionais especializados.
 
Com 120 horas, o curso teve início em março e foi dividido em cinco módulos mensais com conteúdo completo sobre o setor. Com aulas teóricas e práticas, o curso contempla manuseio e conservação de flores, folhagens e acessórios; harmonia de cores; estilos f