Banco de Alimentos

Logtipo do banco de alimentos

O Banco Municipal de Alimentos funciona numa área dentro da Ceasa e é resultado de convênio com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Assistência Social . Fundado em 2003, o Banco arrecada produtos fora da Ceasa em eventos esportivos e culturais, em supermercados, empresas e por meio de parcerias. Os Bancos de Alimentos são uma iniciativa de abastecimento e SAN, que visa combater a fome e a insegurança alimentar por meio da arrecadação de doações de gêneros alimentícios que seriam desperdiçados ao longo da cadeia produtiva.

Objetivo: Arrecadar alimentos não perecíveis e perecíveis provenientes de doações.

Como funciona? Os alimentos recebidos, passam por uma triagem técnica para verificar se o alimento está apto ao consumo humano, depois são contados, separados e distribuídos às 120 entidades atendidas pelo Banco Municipal de Alimentos. Estas entidades atendem pessoas em situação de risco social: crianças, jovens, desempregados, idosos, deficientes, dependentes químicos, etc. 


Ações educativas

O Banco de Alimentos realiza palestras e cursos sobre manipulação e aproveitamento integral de alimentos e oferece orientações diretamente nas entidades e nos eventos. Este trabalho conta com parcerias do Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital), Sesi, Sesc,Unicamp e Universidade Paulista (Unip).

Pequenos produtores

O Banco tem convênio com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Para incentivar o pequeno produtor, a Conab compra os produtos destes agricultores e distribui para ações de segurança alimentar de todo país. O Banco de Alimentos de Campinas recebe da Conab e distribui às entidades uma média de 40 toneladas de verduras, legumes e frutas por mês, parte deles orgânicos, produzidos sem agrotóxicos.

(CONAB - Acordo de Cooperação Técnica)


Prêmios

O trabalho do Banco de Alimentos de Campinas tem conseguido grande reconhecimento público. Já recebeu duas importantes premiações em níveis municipal e estadual: o prêmio de responsabilidade social da CPFL e do Grupo RAC, de Campinas, e o prêmio Josué de Castro do Conselho Estadual de Segurança Alimentar (Consea-SP), órgão do governo do Estado de São Paulo.


Cartilha de Orientação para Doação de Alimentos

Quer exercer sua solidariedade e doar alimentos para quem realmente precisa? Leia nossa cartilha e saiba como fazer: Cartilha de Orientação para Doação de Alimentos
* Importante: O Banco de Alimentos não aceita doações em dinheiro!